Jorge Wilstermann: conheça o primeiro adversário do Ceará na Sul-Americana

O CN7 desenvolveu um material destrinchando os primeiros adversários do vovô

20/04/21 20:07

O Ceará vai fazer nesta quarta-feira (21), às 19h15, na Arena Castelão, sua estreia na Copa Sul-Americana. Esta será a primeira vez na história que o vovô enfrenta um clube de fora do país, em competição oficial. O Jorge Wilstermann, da Bolívia, vai ser o adversário.

Além do Jorge Wilstermann, o Ceará ainda vai enfrentar mais dois adversários internacionais: Arsenal de Sarandí, da Argentina, e Bolívar, que também é da Bolívia. Todas as partidas vão acontecer em jogos de ida e volta. Ou seja, o Ceará vai fazer suas primeiras viagens internacionais por competições oficiais em toda sua história.

Para marcar essa nova fase na história alvinegra, o CN7 desenvolveu um material exclusivo destrinchando os primeiros adversários internacionais do vovô na Sul-Americana.

O clube

Fundado em 24 de novembro de 1949, o Club Deportivo Jorge Wilstermann é um dos clubes mais tradicionais da Bolívia. A cidade onde o time atua é Cochabamba, que fica a 2.500 metros de altitude do nível do mar. O ‘Aviador’, como é carinhosamente conhecido por sua torcida, possui inúmeras participações em torneios continentais como a Libertadores (20) e a Sul-Americana (5). Seus melhores desempenhos em torneios continentais aconteceram nos anos de 1981, quando foi semifinalista da Libertadores, e em 2020, quando chegou às oitavas de final na mesma competição.

O apelido ‘Aviador’, por sinal, é explicado pelo fato do nome do clube ser uma homenagem o primeiro aviador da Bolívia, morto em um acidente aéreo em 1936. Em toda a sua história, o Jorge Wilstermann conquistou 15 títulos do Clausura, que corresponde a primeira divisão boliviana, e é o segundo time que mais venceu o torneio atrás apenas do Bolívar, que possui 29.

A história vencedora do Jorge Wilstermann foi construída com a ajuda de jogadores brasileiros. Grandes nomes como Jairzinho, Túlio Maravilha e, mais recentemente, Alex Silva, vestiram a camisa do ‘Aviador’. Porém, foram atletas brasileiros menos conhecidos que marcaram época por lá. O maior deles foi Tiago Leitão, revelado pela Ponte Preta (SP) e que atuou no Ceará. O atacante assinou com o time boliviano em 2002 e, por lá, marcou 44 gols e é até o momento o sétimo maior artilheiro da história do clube.

Atual momento

Mesmo sendo um dos clubes mais vitoriosos da Bolívia, o Jorge Wilstermann não vive um bom momento dentro de campo. O clube iniciou o Campeonato Boliviano desta temporada com três derrotas em quatro jogos. O único triunfo aconteceu diante do Real Santa Cruz, fora de casa. Para chegar à fase de grupos da Copa Sul-Americana, entretanto, o time comandado pelo técnico Mauricio Soria precisou eliminar o Atlético Palmaflor (BOL) na fase preliminar da competição. Em dois jogos, o time conseguiu 100% de aproveitamento ao vencer as duas partidas pelo placar de 2 a 1.

Nas últimas 5 partidas, o Jorge Wilstermann venceu três e perdeu duas. Destas, foram duas vitórias sobre o Atlético Palmaflor, pela Sul-Americana, e uma contra o Real Santa Cruz, no campeonato boliviano. As duas derrotas foram diante do Oriente Petrolero (BOL), por 4 a 2, e The Strongest (BOL), por 3 a 0. A defesa, principalmente pelo lado esquerdo, vem sendo bastante criticada. Foram 9 gols sofridos em 5 partidas. Além disso, o técnico Mauricio Soria perdeu dois de seus atletas considerados titulares: o goleiro Arnaldo Giménez e o zagueiro Ronny Monteiro, ambos por lesão. Assim, a solução encontrada pelo treinador foi improvisar o volante Adrián Fernández na lateral esquerda, enquanto Sandy assumiu o posto de goleiro titular.

Por outro lado, o Ceará precisa ficar atento ao ataque do adversário que marcou 8 gols nas últimas 5 partidas. A grande referência é o colombiano Humberto Osório, que marcou quatro vezes nos seis primeiros compromissos da equipe, em 2021. Um outro destaque da equipe têm sido o volante Alejandro Meleán. Atuando na lateral direita, Meleán possui muita liberdade para aparecer no ataque e, quando o faz, cria situações de perigo aos adversários. Outros nomes que também merecem atenção são o volante Villarroel, vice artilheiro da equipe, o meia Cristian Chávez e o meia esquerda brasileiro Serginho, camisa 10 da equipe.

Táticas mais utilizadas

Em poucas partidas na atual temporada, o Jorge Wilstermann apresentou muitas variações táticas que, provavelmente, podem ajudar a explicar seu mau momento dentro de campo. O time entrou em campo montado com os seguintes esquemas: 4-2-3-1, 4-5-1, 3-4-3, 5-3-2 e 3-5-2. Nesse último, por sinal, acabou sofrendo uma derrota acachapante diante do The Strongest, dentro de casa, por 3 a 0, em partida disputada no dia 11 de abril.

Pressionado no cargo

Os maus resultados em campo colocaram sob risco o emprego de Mauricio Soria. A imprensa boliviana coloca a partida frente ao Ceará como decisiva para a permanência, ou não, do treinador no comando da equipe boliviana. Inclusive, o presidente do Jorge Wilstermann, Grover Vargas, declarou recentemente que, em caso de continuidade da má fase, Mauricio Soria vai ser demitido.

Confira um breve resumo sobre o Jorge Wilstermann:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Portal CN7 (@cearanews7)

LINKS PATROCINADOS