Jair Bolsonaro é julgado por tentativa de golpe de Estado no STF - Cn7 - Sem medo da notícia

Jair Bolsonaro é julgado por tentativa de golpe de Estado no STF

O julgamento acontece na Primeira Turma do STF

Jair Bolsonaro é julgado por tentativa de golpe de Estado no STF

Ministro Luís Roberto Barroso preside Sessão Plenária realizada em 20 de junho de 2024. (Foto: Andressa Anholete/STF)

25/03/2025 14:03

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (25) o julgamento que decidirá se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados se tornarão réus por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo tentou impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e teria ligação com os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Entre os investigados estão Bolsonaro, o general da reserva Augusto Heleno, o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o general Walter Braga Netto, que foi vice na chapa de Bolsonaro em 2022.

O julgamento acontece na Primeira Turma do STF, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, o relator, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. A sessão tem início às 9h30, com a leitura do relatório, manifestação da PGR e apresentação da defesa dos acusados. O julgamento será dividido em duas etapas, primeiro, a análise de questões preliminares e, em seguida, a decisão sobre o mérito da denúncia.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Caso a denúncia seja aceita, os investigados se tornarão réus e responderão a um processo criminal no STF. A ação seguirá com a coleta de provas e depoimentos, levando a um novo julgamento que definirá a responsabilidade de cada um e possíveis penas.

Publicidade

LINKS PATROCINADOS