Sete dias por semana sem medo da notícia!
Importância da água é destaque da peça “13 Gotas” em Pacajus
Espetáculo do BuZum! terá sete sessões diárias gratuitas

A importância da água será lembrada de forma lúdica e brincalhona com o espetáculo “13 Gotas”, do BuZum!, nos dias 6, 7, 8 e 9 de maio (de segunda-feira a quinta-feira), em Pacajus, com sete sessões diárias gratuitas, dentro do ônibus BuZum!, um teatro de quatro rodas, possuindo uma sala de teatro, palco, iluminação, ar condicionado com capacidade de receber 50 pessoas por sessão.

Cerca de dois terços da superfície do planeta são cobertos pela água, além de aproximadamente 60% do organismo ser composto por esse elemento. Tudo na vida envolve esse rico líquido: alimentos, higiene, remédios, entre tantos outros. Porém, muitas vezes, os seres humanos, habituados à presença da água em abundância, só se dão conta da sua relevância quando ela faz falta. O que aconteceu de forma drástica no país em anos anteriores.

O espetáculo “13 Gotas” foi criado a partir da pesquisa do Instituto Akatu. Segundo o estudo, se toda água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 Gotas poderiam ser consumidas pelos homens, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem.

Serviço

BuZum! em Pacajus com o espetáculo “13 Gotas”

Data: 6 (segunda-feira)
Local: Escola do Ensino Fundamental Nazaré
Endereço: Rua: Amilton Nogueira de Castro, S/N, Distrito de Itaipaba, Pacajus – CE
Horários: 9h 9h40 10h20 11h – 13h30 14h10 14h50

Data: 7 (terça-feira)
Local: Escola do Ensino Fundamental Alba Laranjeira
Endereço: Rua: Anacleto Sousa Maia, S/N, Bairro: Buriti dos Esmeros, Pacajus – CE
Horários: 9h 9h40 10h20 11h – 13h30 14h10 14h50

Data: 8 (quarta-feira)
Local: Escola do Ensino Fundamental João Ronaldo Matias
Endereço: Rua: Maria Idênia Lopes, 105, Croatá II, Pacajus – CE
Horários: 9h 9h40 10h20 11h – 13h30 14h10 14h50

Data: 9 (quinta-feira)
Local: Escola do Ensino Fundamental Joaquim Amâncio Bezerra
Endereço: Avenida Duca Pedro, S/N, Distrito de Mangabeira, CE 253, Pacajus – CE
Horários: 9h 9h40 10h20 11h – 13h30 14h10 14h50

Classificação: 3 a 11 anos
Capacidade: 50 pessoas por sessão
Duração: 20 minutos.

Em tempo

A partir desses dados, o BuZum! trará às crianças a grandiosidade desse elemento natural tão importante, porém escasso de forma educativa e com muita diversão, por meio de um conto especial. Escrito por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, a história se baseia em um laboratório com dois cientistas “malucos” que demonstram aos pequenos espectadores, trazendo a sinergia de sensações de tudo que se percebe por meio da água. Desde a gestação, quando os bebês estão imersos em líquido uterino, até a presença nos alimentos, no corpo humano e na natureza. Os diferentes estados da água (sólido, líquido e gasoso) são demonstrados e, da mesma forma, as crianças poderão aprender como ocorre o ciclo das chuvas.

Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está presente no céu, nas nuvens, sob a terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa múndi em cena, as crianças conseguem visualizar em quais pontos do planeta há maior quantidade de água salgada, de água doce, e porque é importante o uso consciente desse bem para o planeta.

A itinerância pelas cidades é apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da WestRock, empresa líder global em soluções únicas em papel e embalagens de papelão ondulado. Depois o BuZum! segue para outras cidades do Brasil.

Sobre o BuZum!

O BuZum! apresenta-se pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10.000 apresentações a mais de Meio Milhão de espectadores nas mais de 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Repertório

Possui 11 peças o repertório da companhia, criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BR, sobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bola, espetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, espetáculo sobre a importância da água para a vida no planeta Terra, Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia, Que lixo é lixo?, sobre reciclagem, Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar. Em 2019, a companhia estreará dois novos espetáculos que continuam a série sobre Cultura Popular, inaugurada em 2017 com a peça Mamulengo, uma homenagem à cultura popular de Pernambuco, Caipira e Curumim.

Publicidade
Mais Lidas
Leia Também