Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

IFGF: Maracanaú é a cidade com melhor gestão fiscal do Ceará

Cidade atingiu nota de 0,9179, de no máximo de 1

(Foto: reprodução/prefeitura de Maracanaú)

06/11/23 14:37

De acordo com dados do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) de 2023, divulgados nesta segunda-feira (6), Maracanaú é a cidade cearense com melhor gestão fiscal. A cidade atingiu nota de 0,9179 – de no máximo de 1; Eusébio (0,8929) e São Gonçalo do Amarante (0,8545) completam o ranking dos três melhores.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

“O desempenho fiscal de Maracanaú é resultado de um esforço fiscal estratégico perseguido no início de 2021 para retomada da capacidade de investimento. Um dos focos centrais da gestão foi a elevação da poupança corrente, com vistas à obtenção de nota de classificação à realização de operações de crédito. Isso pode ser observado quando o Município saiu da 31ª posição estadual no Ranking IFGF em 2020 para a 4ª em 2021. De modo que, em 2022, a continuidade desse trabalho focado foi coroada com esse importante índice de 1º lugar”, detalha o secretário de Gestão, Orçamento e Finanças, Gerson Cecchini.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Ainda de acordo com os dados da pesquisa, 128 prefeituras cearenses possuem uma gestão fiscal crítica ou em dificuldade. Os resultados, no entanto, são melhores se comparados ao ano de 2021. Dos 184 municípios, 44 estão em situação crítica; 84 em dificuldade; 51 com boa gestão; e 5 com excelência.

O índice leva em consideração quatro aspectos para definir a nota. São eles:

  • Autonomia: capacidade de financiar a estrutura administrativa;
  • Gastos com Pessoal: grau de rigidez do orçamento;
  • Liquidez: cumprimento das obrigações financeiras das prefeituras;
  • Investimentos: capacidade de gerar bem-estar e competitividade.

Confira o ranking completo:

LINKS PATROCINADOS