Hospitais cearenses se destacam em premiação nacional - Cn7 - Sem medo da notícia
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Hospitais cearenses se destacam em premiação nacional

Ranking considerou critérios como segurança do paciente e acreditação em saúde

09/11/2022 10:43

O Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara (HGWA), localizado em Fortaleza, foi eleito o segundo melhor hospital público do Brasil. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 8, em Brasília, durante premiação que ranqueou as 40 unidades públicas do País.

Outras unidades de saúde do estado também se destacaram: conquistaram o 9º lugar os hospitais regionais Norte (HRN), em Sobral, e do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim. O Hospital Regional do Cariri (HRC) figurou na 14ª colocação.

Conforme o DataSUS, plataforma do Ministério da Saúde, o Brasil possui 6.375 hospitais, sendo 2.645 públicos. Das 40 unidades mais bem avaliadas, cinco são do Nordeste. Dessas, quatro são cearenses.

De acordo com o titular da Sesa, Carlos Hilton Soares, o resultado confirma a qualidade da gestão pública estadual na assistência em saúde. “A atuação do Ceará na saúde pública vem se consolidando no País, sempre buscando colocar o cidadão no centro do cuidado, com atendimento humanizado”, afirma.

Melhores Hospitais Públicos

A iniciativa reconhece as instituições hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionadas aos pacientes.

O ranking considerou critérios como segurança do paciente e acreditação em saúde. “O Ibross tem como missão melhorar a saúde pública do País. É um desafio muito grande, mas existe uma vontade muito grande também. Prova disso é a quantidade de organizações sociais presentes entre os melhores hospitais. Mais de 80% das instituições premiadas têm a gestão de organização social, o que é extremamente relevante”, sublinha o presidente do Ibross, Flávio Deulefeu.

LINKS PATROCINADOS