Governo do Ceará lança pedra fundamental de usina termelétrica no Pecém
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Governo do Ceará lança pedra fundamental de usina termelétrica no Pecém

O lançamento foi realizado em solenidade no Centro de Eventos, em Fortaleza

(Foto: reprodução/Instagram)

05/05/2023 15:17

O governador Elmano de Freitas lançou, nesta sexta-feira (5), a pedra fundamental da construção de uma usina termelétrica movida a gás natural da empresa Portocem, no Complexo do Pecém. Para a obra, serão investidos R$ 4,7 bilhões. O lançamento foi realizado em solenidade no Centro de Eventos, em Fortaleza, e contou com a presença do secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, Efrain Cruz.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

Com capacidade de 1.572 MW, a usina será instalada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará). Estima-se que o empreendimento deverá gerar cerca de 1.700 empregos durante sua fase de construção, que terá duração de aproximadamente 3 anos. A previsão para o início do funcionamento da usina é julho de 2026.

O empreendimento proporcionará ainda mais segurança ao Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo construído para operar nos momentos de baixo nível d’água nos reservatórios das hidrelétricas, baixa velocidade de ventos (que prejudica a geração eólica) e baixa intensidade de sol (geração fotovoltaica).

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

O governador Elmano de Freitas afirmou que tem o objetivo de expandir a infraestrutura do Porto do Pecém para as demandas que se colocarem como necessárias, como a demanda da produção de gás.

"O mundo está sofrendo uma profunda transformação da produção de mercadorias que passa pela matriz energética. Aqueles que protagonizaram a mudança da matriz energética para a nossa energia de menor carbono serão as mercadorias que irão ganhar o mercado do mundo. Portanto, para nós do Ceará, essa é a nossa janela, de termos condição de aproveitarmos a transição energética, não apenas para termos exportação de matéria-prima, mas para termos no Ceará a atração de planos industriais. Nós devemos falar de reindustrialização, devemos falar especialmente em reindustrialização verde do Brasil, implantada no Nordeste brasileiro, é esse o nosso desafio", disse.

Assista ao pronunciamento do governador Elmano de Freitas:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Elmano de Freitas (@elmanofreitas)

LINKS PATROCINADOS