Elmano defende implantação da usina de dessalinização na Praia do Futuro
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Elmano defende implantação da usina de dessalinização na Praia do Futuro

Governador ressaltou importância do equipamento para o combate da seca no semiárido

Governador Elmano de Freitas durante coletiva na Fiec. (Foto: reprodução/vídeo)

29/09/2023 19:39

O governador Elmano de Freitas (PT) defendeu a implantação da usina de dessalinização da água do mar na Praia do Futuro, em Fortaleza. Em coletiva realizada nesta sexta-feira (29), o chefe do Executivo cearense defendeu a instalação da usina seguindo critérios científicos e destacou a importância do equipamento para o combate da seca no semiárido.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

"Penso que o impasse deve ser resolvido do ponto de vista técnico. Temos a localização da usina, fizemos vários estudos técnicos, há uma regulamentação internacional entre a distância mínima que deve haver entre a usina e os cabos. Estamos muito acima do que é previsto de regulamentação internacional, e passamos mais de um ano fazendo pesquisas. Todos os pesquisadores que saíram do 'acho' para a convicção científica de distanciamento apontam que onde a usina está colocada não há risco nenhum para os cabos. Precisamos agora acelerar os investimentos", explicou.

Operadoras de telecomunicações, por outro lado, entendem que a instalação da usina na região podem afetar os 17 cabos submarinos que operam na região e prejudicar a continuidade dos serviços de internet no Brasil, América Latina, Estados Unidos e parte da África.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

A declaração de Elmano de Freitas ocorreu durante coletiva, após encontro de empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB); o deputado federal José Guimarães (PT) e a senadora Augusta Brito (PT).

Assista ao vídeo:

LINKS PATROCINADOS