Seminário debate licença para usina de dessalinização em Fortaleza
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Seminário debate licença para usina de dessalinização em Fortaleza

Expectativa é que a obra seja liberada em outubro deste ano

25/09/2023 9:50

Nesta segunda-feira (25), acontece o seminário "Conexões Políticas: A importância dos cabos submarinos", realizada no Hotel Marquise, onde se discutirá a aprovação da licença de funcionamento da usina de dessalinização na Praia do Futuro. A abertura do encontro foi do conselheiro da Anatel, Vicente Aquino. Presentes, os deputados federais André Figueiredo e Danilo Forte, e estadual, Felipe Mota, além do presidente da Cagece, Neuri Freitas.

Segundo as operadoras de telecomunicações, essa iniciativa representa uma ameaça à continuidade dos serviços de internet no Brasil, América Latina, Estados Unidos e parte da África.

A Cagece sustenta que não existem riscos que prejudiquem os 17 cabos submarinos que operam na região. A resolução desse impasse agora encontra-se em discussão no Governo Federal, com o apoio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), sendo considerada uma opção viável a declaração desta área como de Segurança Nacional.

Ainda de acordo com a Companhia, o projeto foi alterado para afastá-lo dos cabos. Com investimentos inicial previsto em R$ 526 milhões, o planejamento da usina iniciou em 2017 e continua em fase de licenciamento pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A expectativa é que a obra seja liberada em outubro deste ano, e seja iniciada no primeiro semestre de 2024.

Assista aos vídeos:

  • Neuri Freitas - presidente da Cagece
  • Danilo Forte - deputado federal
  • Vicente Aquino - conselheiro da Anatel

LINKS PATROCINADOS