sete dias sem medo da notícia
Fortaleza e Ceará têm chances reais de classificação para a Copa Sul-Americana
Fortaleza e Ceará têm poucas chances de rebaixamento
(Foto: Felipe Santos/CearáSC)
Por : Redação CN7
29/12/20 18:34

O Campeonato Brasileiro Série A está chegando ao final e, faltando apenas 11 rodadas, os clubes estão cada vez mais próximos de definir suas posições finais na competição. Os representantes cearenses na elite nacional, Fortaleza e Ceará, se encontram na zona intermediária da tabela, com poucas chances de rebaixamento e grandes possibilidades de classificação para a Copa Sul-Americana.

Fortaleza

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Fortaleza, atual 14º colocado no Brasileirão, tem 23,9% de chance de se classificar para a Copa Sul-Americana e apenas 16,2% de possibilidade de rebaixamento. Apesar do mau momento vivido dentro de campo, o leão encontra-se com 31 pontos, a mesma pontuação que o clube havia conseguido até a 27ª rodada na temporada passada. Vale lembrar que, em 2019, o tricolor do Pici terminou a competição em 9º colocado.

Ceará

O Ceará faz, até o momento, a melhor campanha do clube na Série A desde que a competição passou a ser disputada em pontos corridos. Com 36 pontos ganhos, o vovô está apenas a três vitórias de alcançar os 45 pontos e garantir matematicamente vaga na primeira divisão de 2021. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de rebaixamento do time comandado por Guto Ferreira são de 0,45%. Por outro lado, as chances do alvinegro de classificação para a Copa Sul-Americana chegam a 77,1%.

Fórmula de disputa

A Copa Sul-Americana, diferente de edições anteriores, não será mais disputada no formato mata-mata do início ao fim. A entidade que rege o futebol sul-americano, Conmebol, decidiu que o torneio será competido com fase de grupos e, posteriormente, eliminatórias (oitavas de final, quartas, semifinais e finais). A fórmula é a mesma utilizada na Copa Libertadores.

LINKS PATROCINADOS