“Faraó dos Bitcoins” e vereador de Búzios são investigados por lavagem de dinheiro no RJ
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

“Faraó dos Bitcoins” e vereador de Búzios são investigados por lavagem de dinheiro no RJ

Influencer dos criptoativos faria parte de esquema com vereador

Bitcoin.

19/08/2022 9:12

No município de Búzios, na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como "Faraó dos Bitcoins" e o vereador Lorram Gomes da Silveira, foram denunciados pelo Ministério Público do Rio lavagem de dinheiro.

A denúncia foi apresentada pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRJ. Nesta sexta-feira (19), os dois foram alvos da operação Cryptolagem. Na residência do parlamentar, os promotores apreenderam R$ 48 mil em dinheiro vivo. Nesta sexta, os agentes do Gaeco também investigaram um homem identificado como Carlos Alexandre da Silva.

Segundo o que foi apurado pelo MP, Lorram é suspeito de ocultar a origem ilegal dos valores cobrados pela venda de alvarás em Búzios com investimentos em criptoativos. Carlos Alexandre e Glaidson seriam os intermediários do sistema.

Segundo o Ministério Público, a operação Cryptolavagem é um desdobramento da Operação Plastografos II, que ocorreu em abril de 2021 para desarticular uma quadrilha chefiada pelo vereador e outros servidores da prefeirura.

Na época, o parlamentar havia sido alvo do MP por promoção, financiamento e participação de de uma organização criminosa supostamente responsável por crimes de corrupção passiva, uso de documentos falsos e estelionato.

Lorram Gomes está no seu terceiro mandato como vereador de Búzios, cargo que ocupou ainda entre 2009 e 2016. Entre 2018 e 2019 foi chefe de gabinete do então prefeito do município André Granado, que seria quando, de acordo com MPRJ, ele teria cometido os crimes.

Ainda de acordo com o MP, a 1ª Vara Especializada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento de Lorram das funções públicas.

LINKS PATROCINADOS