Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Eusébio recebe exposição interativa sobre o ciclo da água com mostra de cinema

Projeto tem objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilide

17/04/24 11:12

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que estará no município de Eusébio (CE), no Polo de Lazer na Praça Ivens Dias Branco, entre os dias 18 e 21 de abril.
 
Na quinta (18) e na sexta (19), o atendimento será restrito a escolas, mediante agendamento. No sábado (20) e no domingo (21), a exposição ficará aberta ao público em geral das 16h às 20h. Haverá exibição de curtas metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”, que acontece sábado e domingo, às 20h. A entrada é gratuita.

A exposição é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e produzida pela 3 Apitos Cultura. O patrocínio é do Instituto Aegea e Ambiental Ceará, com apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Prefeitura Municipal de Eusébio e Secretaria de Educação.

“Levar informação sobre o saneamento básico, por meio da preservação ambiental e de forma lúdica, especialmente com cinema ao ar livre, é uma das maneiras que a Ambiental Ceará tem de conscientizar sobre a importância do nosso serviço e principal missão: universalizar o esgotamento sanitário no Ceará, em parceria com a Cagece”, enfatiza a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz.
 
Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa.
 
Mostra de Cinema
 Compõe o projeto a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. A curadoria é da ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas.
 
“Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.
 
Diferentes locais do Brasil
O projeto já esteve em diferentes estados do Brasil, como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo e passará, até o segundo semestre de 2024, por Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. No estado do Ceará, além de Eusébio, a iniciativa já passou por Horizonte e estará, ainda, nos municípios de Maracanaú, Pacatuba, Caucaia, Maranguape, São Gonçalo do Amarante e Paracuru.
 
“A expectativa é manter o sucesso que tivemos nas outras regiões e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.
 
PROGRAMAÇÃO
Exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
Local: Polo de Lazer na Praça Ivens Dias Branco, em Eusébio (CE)

Quinta (18) e sexta (19)
Atendimento restrito a escolas, mediante agendamento

Sábado (20) e domingo (21)
Exposição: das 16h às 20h
Cinema ao ar livre: 20h

LINKS PATROCINADOS