Estado de S. Paulo destaca cooptação de jovens e adultos em atentados no Ceará

Adolescentes também estariam recebendo ameaças envolvendo toda família

14/01/19 9:31

Em reportagem publicada na edição desta segunda-feira (14), o jornal O Estado de S. Paulo destaca o envolvimento de adolescentes nos ataques criminosos que acontecem no Ceará desde o início desse mês de janeiro.

Segundo levantamento da Defensoria Pública do Estado, pelo menos um terço dos capturados por suspeita de envolvimento é adolescente. Pelo menos 353 pessoas foram presas até agora.

A supervisora das Defensorias Criminais, defensora Patrícia de Sá, confirma que até a última sexta-feira, dos 300 capturados pela polícia, 100 eram menores de 18 anos – há até um de 12.

Há denúncias de que facções criminosas estão ameaçando de morte adolescente e familiares, além de cooptar os jovens e adultos com pagamento de R$ 1 mil pela queima de veículos e até R$ 5 mil pela explosão de viadutos.

Patrícia de Sá destaca que a “cooptação e a ameaça são reais”. “Há adolescentes que estão fazendo por coação ou ameaça de serem mortos ou terem suas famílias vitimadas. Alguns deles também fazem parte de famílias expulsas das suas casas por facções”, relata.

LINKS PATROCINADOS