Esporte e inclusão: Maracanaú é o 31º núcleo do projeto Futsal Sesc no Ceará
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Esporte e inclusão: Maracanaú é o 31º núcleo do projeto Futsal Sesc no Ceará

O Fecomércio, por meio do Sesc Ceará, inaugurou o 31º núcleo do projeto Futsal Sesc

08/02/2023 13:55

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Ceará, inaugurou, na tarde desta segunda-feira, 06, o 31º núcleo de seu projeto Futsal Sesc no Ceará, desta vez em Maracanaú. O ginásio Poliesportivo Carlos Alberto Portela, a Arena Carlão, será, a partir de agora, local de atividades, treinos e sonhos para 250 crianças e adolescentes com idades de 8 a 17 anos que buscam a modalidade como forma de inclusão social e acesso a uma boa formação esportiva.

Esses jovens, alunos da rede pública de ensino (municipal e estadual) e filhos dos trabalhadores do comércio de bens, serviço e turismo, que se enquadram no perfil do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc, já começam a frequentar as aulas da modalidade, das mais populares do País, nesta terça-feira, 07, no próprio equipamento esportivo onde aconteceu o evento de inauguração nesta segunda-feira.

Presente à inauguração, que foi prestigiada por autoridades do município da Região Metropolitana de Fortaleza, o diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, comentou sobre a importância dos 15 anos de atividade do projeto que já transformou a vida de mais de 15 mil alunos no Estado. "Essas crianças podem até não seguir na carreira do esporte, mas o mais importante é que, não importa o que elas queiram ser na vida, elas vão lembrar deste momento, dessa formação cidadã que é dada através de uma prática que engrandece nossa vida. Para além do esporte, temos que entender que essa entrega os fará homens e mulheres melhores, que é o que precisamos para Maracanaú, para o Estado e para o País", discursou o gestor.

De acordo com Javi, a Arena Carlão, localizada no distrito da Pajuçara, é o primeiro de outros núcleos que já estão encaminhados para o município, que está sob a gestão do prefeito Roberto Pessoa. Este, por sua vez, também na cerimônia, fez reverências à parceria com o Sistema Fecomércio-CE, que, para ele, vai qualificar esses jovens para o esporte e para a vida.

Também estiveram presentes à solenidade o gerente de Lazer e coordenador do Futsal Sesc, Arquimedes Pinheiro; o secretário de Esporte da Prefeitura de Maracanaú, Tales Saraiva; o secretário de Integração Social de Maracanaú, Marcelo Farias, e a vereadora Aline do Hospital (MDB).

Sonho duplicado

Entre as dezenas de meninos e meninas que marcaram presença na abertura do equipamento para o Futsal Sesc, todos já paramentados com calções, meias e camisas fornecidas pelo projeto, estavam os gêmeos Matheus e Lucas Nobre Queiroz.

Na hora de apontar seu ídolo no futsal, Matheus não tem dúvida: Falcão, uma quase unanimidade no esporte. O menino de 14 anos já tenta emular a postura e o gestual de um atleta consagrado ao confessar que seu desejo é brilhar como jogador de futebol de campo. No entanto, ele vê o esporte de quadra como uma grande chance de começar. "Muitas pessoas que, como eu, moram aqui na Pajuçara antes não tinham essa oportunidade. E agora vão ter. Agradeço ao Sesc por isso", afirmou.

Um dos ídolos dessa garotada é Everton Cebolinha. Hoje com 26 anos, o já consagrado atleta profissional do futebol já bateu bola em praças e vielas de Maracanaú. Atualmente é jogador do Flamengo, com passagens por Fortaleza, Grêmio e Benfica (Portugal).

Espelhados em Everton, o desejo de alcançar o estrelato no esporte e ascender socialmente está evidente, no olhar e no discurso de boa parte deles. É o caso de Lucas, irmão de Matheus, que também era adepto da travinha e outras brincadeiras com bola naquele município. "É uma boa oportunidade para a gente, que mora na Pajuçara, para as pessoas que estão nas ruas, saírem do caminho das drogas e virem treinar no Sesc. Espero ter uma chance na seleção do Sesc, para depois ganhar uma oportunidade de jogar em um time grande. Sempre junto com meu irmão", revela ele.

O projeto

Com turmas disponíveis nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, o Futsal Sesc tem inscrições gratuitas que podem ser realizadas nos 31 núcleos do projeto espalhados por cidades como Fortaleza, Pindoretama, Horizonte, São Benedito e Santa Quitéria, entre outras.

Para quem ainda deseja se inscrever, as matrículas permanecem abertas até o preenchimento completo das vagas disponíveis para o projeto que, desde 2007, trabalha com uma metodologia fundamentada no ensino da prática esportiva como inclusão social.

Serviço:
Futsal Sesc - Núcleo Maracanaú

Endereço: Ginásio Poliesportivo Carlos Alberto Portela - Arena Carlão. Rua João
Henrique da Silva (com Rua Joaquim Lima) S/N, Pajuçara - Maracanaú-CE.
Inscrições gratuitas
Mais informações: (85) 3464-9314

LINKS PATROCINADOS