Elmano e Camilo sabem do sonho de Cid Gomes voltar ao Abolição - Cn7 - Sem medo da notícia
970 X 120 PX copy
SS-19824---BANNERS-CAMP-EDUCAR-SESC---970X120

Elmano e Camilo sabem do sonho de Cid Gomes voltar ao Abolição

Coluna Rebate

17/01/2025 10:52

Na crise da eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia do Ceará, o senador Cid Gomes impôs sua vontade e falou grosso com o ministro Camilo Santana. Hábil, Camilo segurou o governador Elmano de Freitas e adiaram por mais alguns meses ou até ano, um rompimento político que Cid Gomes tentava realizar. Elmano e Camilo mudaram o presidente da Alece. Tiraram Fernando Santana e colocaram Romeu Aldigueri. Entretanto, Cid Gomes não se conformou. Nas conversas, sempre exaltado e fugindo ao seu estilo de político contido e discreto, Cid Gomes confessou que quer viver a vida. Não almeja mais ser candidato à reeleição ao Senado. Pediu e levou de Elmano e Camilo, a vaga de vice-governador para o irmão, Ivo Gomes. A proposta foi aceita. Cid Gomes disse que seu projeto é reeleger Elmano por mais quatro anos. Só que, agora, estranhamente Cid Gomes começa a se mexer eleitoralmente. No final de semana, cumpriu agenda social em Fortaleza, onde se reuniu juntamente com a ex-governadora Izolda Cela com o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Ninguém presente a festa de aniversário de um empresário de Sobral conta detalhes. Contudo, estaria em curso um plano, para com a ajuda de Roberto Cláudio, Cid Gomes se reaproximar do irmão Ciro Gomes, e com isso começa a pavimentar uma candidatura ao governo do Ceará em 2026. Ainda é cedo, porém Cid Gomes não pode negar que seu objetivo é ser governador do Ceará pela terceira vez.

Guimarães descarta ser de novo deputado

O líder do Governo Lula, José Guimarães, reuniu a sua tendência dentro do PT no Cariri, e anunciou estar descartada a possibilidade dele disputar um novo mandato de deputado federal em 2026. Ate já começou a discutir os nomes que possam assumir os seus colégios eleitorais. Guimarães frisou que já recuou duas vezes do seu sonho de concorrer ao Senado Federal. Agora, não há mais possibilidades de desistir. Essa decisão irrevogável foi inclusive comunicada por Guimarães, ao presidente, ao governador Elmano de Freitas, ao ministro Camilo Santana e também à presidente nacional do PT, Gleise Hoffman. Determinado, Guimarães está dizendo que Cid Gomes, Eunício Oliveira e Chiquinho Feitosa briguem pela segunda vaga de senador na chapa de Elmano. A primeira é dele, e ninguém o convencerá a recuar dessa candidatura. Apesar desse discurso de definição irrevogável, Guimarães ainda não conseguiu que o trio Lula, Elmano e Camilo viesse a público endossar o seu nome para o Senado Federal. Esse silêncio não intimida Guimarães, que retruca dizendo ter convicção no apoio.

André sem pressa para formar equipe no Crato

Depois de anunciar os nomes para o primeiro escalão, o prefeito do Crato, André Barreto (PT), freou o anúncio de várias posições de segundo e terceiro escalão, como coordenações e assessorias especiais. André quer conhecer melhor as previsões de arrecadação e de gastos para chegar ao equilíbrio das finanças da administração. Tem dito querer reduzir o número de cargos comissionados e contratados. A decisão tem causado incômodo entre os remanescentes da administração passada. Como é uma gestão de continuação, havia uma expectativa de contratação nos primeiros dias de janeiro, o que não aconteceu. Além das mudanças no secretariado, as trocas mais significativas estão acontecendo no gabinete, onde André não esconde querer uma equipe mais próxima do seu pensamento. O ex-prefeito Zé Ailton (PT) tem mantido contato constante com o novo governo e isso deve ser o bastante para tranquilizar os remanescentes da sua gestão. A principal indicação de Zé Ailton, seu ex-assessor especial, Rondinele Brasil, já assumiu a Secretaria de Ação Social.

Fernando Santana tem grandeza com o TJCE

Com a viagem a trabalho do governador Elmano a Holanda, onde foi participar de uma feira de turismo e de rodadas de conversações sobre o Porto do Pecém com a direção do Porto de Roterdã, das férias da vice-governadora Jade Romero, o presidente da Alece, Fernando Santana, poderia ter assumido o Abolição e permanecido despachando como governador do dia 11 de janeiro ao dia 19 de janeiro. Mas, o presidente Fernando Santana foi generoso: preferiu abrir mão desse direito e permitiu que o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Abelardo Benevides, cumpra essa interinidade, como governador, substituindo Elmano de Freitas. Desembargador Abelardo não teria outra chance. Fernando Santana deve ter outras oportunidades. O mandato do desembargador Abelardo à frente do TJCE acaba nesse mês de janeiro. E não há previsão dele assumir novamente a direção do Poder Judiciário cearense. Assim, Fernando Santana preferiu viajar ao exterior, onde cumpre um período de descanso, dando oportunidade ao desembargador Abelardo Benevides. Bastante saudado nas redes sociais por sua posse, o governador interino Abelardo Benevides ouviu um elogio público de Elmano: “Tenho absoluta certeza de que o Ceará estará em boas mãos. Desejo um excelente trabalho.” Desembargador Abelardo Benevides quer marcar a sua interinidade à frente do Abolição pela discrição. E é um justo prêmio a um grande homem público do nosso Estado.

Felipe Vasques agora quer ser presidente da UVC

Sempre pensando na frente, o presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Felipe Vasques, iniciou uma articulação para concorrer à presidência da União dos Vereadores do Ceará (UVC). Felipe tem como principal articulador de seu projeto, o ex-vereador Adauto Araújo, que foi da direção da entidade por vários mandatos. Felipe tem avaliado que a Câmara de Juazeiro, pelo seu tamanho e importância, precisa ter mais protagonismo no cenário estadual. Adauto Araújo concorda e avalia que Felipe tem potencial para liderar os vereadores do Ceará em conquistas maiores, colocando Juazeiro em um lugar de destaque. Nesse movimento, Felipe e Adauto devem pedir a ajuda de lideranças como os ex-deputado Vasques Landim, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, o deputado federal Danilo Forte e o prefeito Glêdson Bezerra. Todos já sinalizaram como importante que Juazeiro do Norte tenha protagonismo. Contudo, Felipe Vasques não deve esquecer que o Abolição não fica distante da sucessão da UVC-Ceará. Daí, a necessidade de agendar pelo menos um encontro com o secretário Nelson Martins, responsável pela articulação política do Governo Elmano.

Matheus Leite quer construir nova Câmara

Quem se prepara para fazer uma administração marcante é o novo presidente da Câmara do Crato, vereador Matheus Leite (PDT). Matheus não esconde a vontade de fazer uma nova sede para o Poder Legislativo. Acredita ainda que a Câmara do Crato é a mais atrasada do Crajubar, quando o assunto é estrutura física. Para conseguir entregar o novo prédio antes de fim do seu mandato à frente da Mesa Diretora, Matheus já fez negociações junto ao prefeito André Barreto (PT), que deve fazer a doação do terreno. Conversou com o deputado federal André Figueiredo, que prometeu enviar uma emenda parlamentar para ajudar na construção. Outro fator favorável a construção da nova sede no Crato é a economia da própria Câmara, que deve chegar a R$ 800 mil, somente esse ano. Com pressa, Matheus está encaminhando o projeto para orçar a obra e em breve deve abrir a licitação. Garante que ainda vai conversar com os deputados Fernando Santana (PT) e José Guimarães (PT). Como ambos foram votados no município, Matheus acredita que eles devem ajudar na empreitada. Entre os vereadores da Casa, o apoio no projeto é amplo e irrestrito. Porém, resta conquistar o respaldo da cidade a essa nova sede da Câmara do Crato.

Granja janeiro branco

LINKS PATROCINADOS