Elmano assina acordo para criação do corredor de Hidrogênio Verde
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Elmano assina acordo para criação do corredor de Hidrogênio Verde

O corredor será criado entre os portos do Pecém e Roterdã

(Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará)

10/05/2023 17:15

O governador Elmano de Freitas assinou, nesta quarta-feira (10), acordos para a criação do Corredor de Hidrogênio Verde entre o Porto do Pecém e o Porto de Roterdã, e da Parceria de Portos Verdes entre o Ceará e os Países Baixos. A solenidade contou com a presença do primeiro-ministro do Reino dos Países Baixos, Mark Rutte, e de outras autoridades e executivos.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

Com a assinatura, o Complexo do Pecém e o Porto de Roterdã criam um corredor de ponta a ponta da cadeia de suprimentos para hidrogênio verde, incluindo produção no Pecém e recebimento e distribuição no Porto de Roterdã, para atender à demanda nos Países Baixos e em outros países da Europa. Assinaram a criação do corredor Complexo Industrial e Portuário do Pecém, AES Brasil, Casa dos Ventos, Nexway, Havenbedrijf Rotterdam, Fortescue e EDP.

"Reconhecemos a Holanda como uma das grandes protagonistas, na Europa e no mundo, nessa luta global para diminuir a emissão dos gases do efeito estufa. O corredor marítimo e a parceria fortalecem o Porto do Pecém como porta de entrada e saída [de hidrogênio verde] para o Brasil e o mundo. O hidrogênio verde permitirá o aumento da produção da energia eólica e solar. A matriz energética do Ceará já é bastante diversificada. Nós temos que incluir os mais vulneráveis nesse desenvolvimento, para que as pessoas do sertão do cearense se transformem também em produtores de energia e possam vender para outros produtores. A transição energética global tem que ser justa e inclusiva", destacou o governador.

O Porto do Pecém é um dos portos de maior potencial para energias renováveis; Roterdã é considerada a principal porta de entrada para a Europa. Os dois portos são parceiros desde 2018, quando o Governo do Ceará acordou com o governo dos Países Baixos, controlador do Porto de Roterdã, a cessão de 30% do Porto do Pecém.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Ainda segundo o governador Elmano de Freitas, o Governo Federal sinalizou que está empenhado em transformar a planta industrial brasileira para uma matriz de energia limpa. Isso implica em uma discussão entre diversos ministérios, governos estaduais e sociedade para desenvolver o Plano Nacional de Hidrogênio Verde.

Assista ao vídeo:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Elmano de Freitas (@elmanofreitas)

LINKS PATROCINADOS