Eleições para a presidência da Câmara e do Senado ocorrem nesta quarta-feira (1º)
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Eleições para a presidência da Câmara e do Senado ocorrem nesta quarta-feira (1º)

Um forte esquema de segurança foi montado para evitar novos atos de vandalismo

A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

30/01/2023 14:55

As eleições que vão definir os nomes dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado ocorrem nesta quarta-feira (1º), em Brasília. Um forte esquema de segurança foi montado para evitar novos atos de vandalismo, como os ocorridos no dia 8 de janeiro. Dentro do Congresso, a segurança também será reforçada.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

Câmara dos Deputados

A posse está marcada para às 10h. Às 16h30, está marcada a sessão para eleger a Mesa Diretora. Até agora, na Câmara, não há candidatura oficialmente formalizada. Contudo, isso pode ser feito até uma hora antes da eleição, ou seja, até as 15h30. Por outro lado, os anúncios já foram feitos pelos partidos. Arthur Lira, do PP, atual presidente é candidato à reeleição. Chico Alencar do PSOL também vai concorrer.

Senado

No Senado, a sessão de posse está marcada para as 15h. Em seguida, eleição da Mesa, para escolha do presidente. Com sessão convocada para a manhã de quinta-feira (2) para escolha dos demais cargos da mesa. Até o momento, apenas o senador Eduardo Girão, do Podemos, oficializou candidatura.

O atual presidente, Rodrigo Pacheco, do PSD, também é candidato e tem o apoio do PDT, PT, Rede e MDB. O terceiro candidato é Rogério Marinho, do PL, que tem o apoio do PP e do Republicanos.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

O mandato da Mesa Diretora é de dois anos. Na quinta-feira, às 15h, o Senado fará a sessão solene de abertura dos trabalhos do Legislativo, quando será lida a mensagem enviada pelo presidente Lula, que pode ir pessoalmente ao Congresso ou enviar a mensagem pelo ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Com informações da Agência Brasil.

LINKS PATROCINADOS