sete dias sem medo da notícia
"Cabeças" do Congresso
Dois senadores e dois deputados do Ceará estão entre os mais influentes do Congresso
Lista inclui os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional
(Foto: reprodução)
Por : Redação CN7
27/08/21 19:39

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) publicou nesta sexta-feira (27) uma lista com os “cabeças” do Congresso Nacional, em 2021. A lista reúne os 100 parlamentares mais influentes do ano.

Entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, quatro são cearenses: dois senadores e dois deputados federais. Entre os senadores estão Tasso Jereissati (PSDB) e Cid Gomes (PDT). Os deputados federais cearenses que compõem a lista são André Figueiredo (PDT) e José Guimarães (PT).

O que são os “cabeças”?

Os “Cabeças” ou protagonistas do Congresso Nacional são os parlamentares que exercem real influência no processo decisório e sobre os atores nele envolvidos. Para a definição dos nomes, o DIAP adotou critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais (institucionais), reputacionais e decisionais. “Entendemos como critério posicional ou institucional o vínculo formal ou o posto hierárquico ocupado na estrutura de uma organização; o reputacional, a percepção e juízo que outras pessoas têm ou fazem”, explica.

Confira a lista completa:

LINKS PATROCINADOS