Desembargador nega recurso e mantém afastamento do prefeito de Catarina
26/04/2022 9:19
O desembargador Henrique Holanda negou recurso e manteve afastado do cargo o prefeito do município de Catarina, Tiago Paes de Andrade. O gestor é acusado de uma série de irregularidades e foi alvo da operação "Tártaro", deflagrada por meio da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) no dia 09 de fevereiro.
De acordo com investigação do MP, empresas ligadas ao prefeito afastado e seu irmão, Jefferson Paes de Andrade, investigadas receberam entre 2009 e 2021 mais de R$ 25 milhões dos cofres públicos do Município de Catarina.
O Ministério Público também constatou a utilização de mão de obra da Prefeitura de Catarina para a realização de obras pelas empresas contratadas. Somente com a construção, reforma e manutenção de mais de 30 açudes em Catarina foram gastos mais de R$ 2 milhões em 2019.
Em tempo 1
A decisão do desembargador Henrique Holanda é considerada uma derrota para o senador Cid Gomes. O prefeito afastado preteriu o apoio do deputado Daniel Oliveira pelo sogro de Cid, Leitão Moura.
Em tempo 2
Para tentar voltar ao cargo, Tiago Paes de Andrade e Cid Gomes agora devem recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).