Deputado federal José Airton participa da Conferência Mundial do Clima, no Egito
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Deputado federal José Airton participa da Conferência Mundial do Clima, no Egito

A governadora Izolda Cela também participa do evento

Deputado federal José Airton. (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

07/11/2022 16:32

O deputado federal José Airton (PT) vai representar a Câmara dos Deputados na 27ª sessão da Conferência Mundial do Clima (COP 27), em Sharm El Sheikh, no Egito. O evento é promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento é realizado desde 1995 e reúne os líderes de praticamente todos os países globais. Nos últimos anos, as COPs resultaram em alguns dos acordos mais importantes da história, como o Acordo de Paris, na COP-21, e a criação do mercado global de carbono, na COP-26.

Essa não será a primeira participação do deputado José Airton no evento. Em 2021, o parlamentar cearense também esteve presente na COP 26, que aconteceu em Glasgow, na Escócia. "Em 2021, participei da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), a qual debateu sobre questões climáticas efeitos negativos das políticas energéticas atuais, que ainda incluem a queima de fontes de energia fóssil e suas emissões, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global", relatou.

Além de José Airton, o evento também contará com as participações da governadora Izolda Cela e do presidente eleito Lula (PT). "Esta Conferência contará com a presença do presidente eleito Lula, que terá um significado importantíssimo e mostra que o mundo deseja que o Brasil retome o seu protagonismo que sempre teve as negociações climáticas. A ex-ministra Marina Silva disse que o Brasil vai à COP 27 para fazer história. Há muito a ser feito. O Orçamento tem que ter financiamento para as ações de proteção ao meio ambiente, principalmente para a Amazônia. É o primeiro passo para a reconstrução na área ambiental e climática", destacou.

Na COP 27, todos os países reunidos devem adotar um “programa de trabalho para aumentar urgentemente a ambição e a implementação de mitigação”, como são chamados os esforços para reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera e, assim, limitar o aquecimento bem abaixo de 2°C.

LINKS PATROCINADOS