Danilo Forte solicita ao ministro da Casa Civil explicações sobre extinção da Funasa

A extinção da Funasa sofre resistência no Congresso Nacional

(Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

22/03/23 17:12

O deputado federal Danilo Forte (União Brasil) apresentou um requerimento para que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, compareça à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal para explicar os planos de extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). As informações são da Folha de S.Paulo.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

O novo governo Lula apresentou, entre suas primeiras medidas, a intenção de extinguir a Funasa, passando as atribuições do órgão para os ministérios da Saúde e das Cidades para evitar duplicidade de ações. A medida, no entanto, sofre resistência no Congresso Nacional.

Para o deputado Danilo Forte, a medida provisória apresentada pelo Governo Federal não explica como será feita a distribuição e lotação dos atuais servidores e empregados, o que, segundo o parlamentar, “causando enormes inseguranças no âmbito das comunidades mais vulneráveis, como as indígenas, os quilombolas e as ribeirinhas que eram atendidas pelo órgão”.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

O parlamentar cearense também quer que o ministro Rui Costa explique a transferência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e as alterações no voto de qualidade do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).

Sobre a Funasa

A Funasa é uma fundação pública federal resultante da fusão de vários segmentos da área de Saúde, entre os quais a Fundação de Serviços de Saúde Pública (Fsesp) e a Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam).

As ações da Funasa consistem no trabalho de prevenção e combate à doenças, na educação em saúde, na atenção à saúde de populações carentes, sobretudo aquelas do Norte e Nordeste, no saneamento e no combate e controle de endemias, além da pesquisa científica e tecnológica voltadas para a saúde.

LINKS PATROCINADOS