Danilo Forte alerta riscos de usina de dessalinização na Praia do Futuro
Deputado alertou que implantação da usina no local pode causar apagão digital

(Foto: reprodução/vídeo)
26/08/2023 11:14
Durante audiência pública, realizada nesta sexta-feira (25), o deputado federal Danilo Forte (União Brasil) defendeu que a implantação da usina de dessalinização não aconteça na Praia do Futuro, em Fortaleza. O parlamentar alertou que a implantação do equipamento no local pode afetar os cabos de fibra óptica e causar um "apagão" digital.
Participe do grupo do CN7 no WhatsApp
"São 17 cabos, com investimento de US$ 7 milhões em cada cabo. São mais de US$ 150 bilhões que são investidos nesse cabeamento para interligar o Brasil com o mundo. O manejo, a industrialização, a possibilidade de adentrar no mar com o cabeamento de tubos cruzando uns com os outros pode criar um isolamento de internet que vai ser prejudicial para o Brasil e para todos nós", explicou Danilo Forte, que citou o Porto do Pecém como um dos locais mais adequados para a implantação do equipamento.
Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram
Vale lembrar que a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) apresentou estudos técnicos sobre o tema, em audiência com a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), e pontuou que o local possui cabos submarinos de provedor de internet. Na oportunidade, o conselheiro Vicente Aquino destacou a importância do diálogo em busca de encontrar soluções tendo em vista a complexidade do tema.
Assista ao vídeo: