sete dias sem medo da notícia
Usina de dessalinização de água marinha será construída no Ceará
A previsão é que as obras comecem em 2022 e a conclusão aconteça em 2025
(Foto: José Wagner/Governo do Estado do Ceará)
Por : Redação CN7
20/07/21 18:55

O governador Camilo Santana (PT) assinou nesta terça-feira (20) a ordem de serviço para a construção da maior usina de dessalinização de água marinha do Brasil, que vai ser localizada na Praia do Futuro, em Fortaleza. A previsão é que as obras comecem em 2022 e a conclusão aconteça em 2025.

A usina terá capacidade de produção de água de 1 m³ por segundo, aumentando em 12% a oferta de água em Fortaleza e nas cidades da Região Metropolitana. Segundo o governador, cerca de 720 mil pessoas devem ser beneficiadas. “O Ceará tem sofrido ao longo do tempo com seca e Fortaleza não produz água. Toda a água que abastece Fortaleza vem de fora. A gente vem trabalhando há alguns anos para essa dessalinização, que é você pegar água do mar e transformar em água potável, com qualidade para o consumo humano”, explicou Camilo.

O equipamento vai funcionar por meio de uma Parceria Público-Privada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Para isso, o Estado deve investir mais de R$ 3 bilhões em 30 anos, que é o período da concessão. O Consórcio Águas de Fortaleza vai ficar responsável pela construção e operação da usina, conclusão do projeto executivo, licenciamento ambiental e operação de entrega da água para a Cagece. A água será entregue nos reservatórios do Morro Santa Terezinha e da Praça da Imprensa.

Confira o projeto:

LINKS PATROCINADOS