Sete dias por semana sem medo da notícia!
Crianças de Maranguape andam 12 km a pé até colégio por falta de transporte escolar

O Jornal da Record de quarta-feira (5) apresentou uma matéria sobre alunos de Maranguape que precisam, todos os dias, acordar de madrugada e andar 12 km para conseguirem chegar a tempo à sala de aula.

O percursos leva cerca de duas horas para ser concluído, na ida, e o mesmo tempo na volta. Ou seja, quatro horas de caminhadas diariamente, faça chuva ou sol.

E por as estradas não possibilitarem o tráfego do transporte escolar, não existe outro jeito. A reportagem procurou a Prefeitura de Maranguape, que admitiu o problema.

Veja a matéria na íntegra do Jornal da Record e a nota de esclarecimento da Prefeitura

Atualizada às 20h11

A Prefeitura de Maranguape entrou em contato com a redação do Ceará News 7 para divulgar a seguinte nota:

“A Prefeitura de Maranguape, por meio da Secretaria de Educação, esclarece que o transporte de alunos de toda a rede municipal encontra-se absolutamente regular desde o início do ano letivo corrente, nada podendo afirmar acerca das dificuldades enfrentadas pela comunidade de Viçosa nos anos anteriores, especialmente tendo em vista a posse desta gestão municipal há apenas três meses.
Apesar do curto tempo de gestão, diversos esforços já foram realizados no sentido de viabilizar, de difícil chegada durante a quadra chuvosa, o acesso ao transporte escolar, havendo sido realizado serviço de correção da pista pela Secretaria Municipal de Infraestrutura tão logo possibilitado pelo clima, ação que será realizada quantas vezes se fizerem necessárias até solução definitiva do problema.
Esclarece-se, nesse sentido, que, por conta do período de chuvas, a passagem do veículo tracionado que conduz os estudantes da comunidade à escola mais próxima fica temporariamente impossibilitada, em razão da inclinação íngreme e escorregadia da ladeira de acesso, o que colocaria em risco o próprio transporte dos alunos, ainda mais agravado por conta do transbordamento do riacho que cruza a estrada.
Inobstante essas dificuldades verificadas, a Prefeitura de Maranguape tem se empenhado para solucionar, com a maior brevidade possível, o incômodo causado aos alunos, reafirmando assim o seu compromisso com a Educação Básica de qualidade e acessível a todos os maranguapenses.”

Publicidade
Mais Lidas
Leia Também