sete dias sem medo da notícia
Congresso vota proposta que cria cota para mulheres no Legislativo
Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado
Por : Redação CN7
10/10/17 10:24

O Congresso Nacional deve votar nesta terça-feira (10) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende reserver um percentual mínimo de representação para mulheres nas próximas três legislaturas. Atualmente, dos 513 deputados federais eleitos em 2014, apenas 51 são mulheres, o que significa que há uma proporção de menos de uma mulher para cada dez deputados homens.

A PEC 134/2015, de autoria do Senado Federal, visa destinar 10% das vagas já em 2018, 12% em 2022 e 16% em 2026. Para a assessora técnica do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA), Natalia Mori, a intenção do texto é válida, mas não resolve o problema. Ela argumenta que incluir uma emenda constitucional que limita a participação feminina na política se mostra como um retrocesso.

Já a líder da bancada feminina na Câmara dos Deputados, deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), defende que a proposta quer tornar mais equilibrado o número de homens e mulheres que ocupam cargos no parlamento.

“Ela é de suma importância para melhorar e minimizar a crise de representação nesse País. Nós temos hoje 51,7% da população de mulheres. Entre as crises de representatividade que nós estamos enfrentando, talvez a maior delas seja justamente a ausência de mulheres no parlamento.” (Com Agência do Rádio)

LINKS PATROCINADOS