Chuvas intensas atingem o Ceará e Jijoca de Jericoacoara registra acumulados acima de 100 mm

As previsões apontam precipitações até a próxima quinta-feira

(Foto: Ricardo Lima/Portal Cn7)

(Foto: Ricardo Lima/Portal Cn7)

27/01/2026 10:37

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, no fim da manhã desta terça-feira (27), um boletim com os principais registros de chuvas ocorridas nas últimas 24 horas em diferentes regiões do Ceará. Os dados apontam para volumes expressivos em municípios do Litoral Norte, Região Metropolitana de Fortaleza e interior do estado. O maior acumulado foi registrado em Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Oeste, onde os pluviômetros marcaram 102 milímetros. Em seguida aparece o município de Granja, no Norte do estado, com 91 milímetros na localidade de Tiaia de Baixo.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Ainda no Norte, o município de Moraújo registrou 89 milímetros na localidade de Açude Várzea da Volta. Já na Região Metropolitana de Fortaleza, Maracanaú teve um acumulado significativo de 85 milímetros, reforçando o impacto das chuvas sobre a área urbana.

No Centro-Sul Cearense, Iguatu contabilizou 84,5 milímetros na sede do município. No litoral Oeste, Chaval registrou 79 milímetros, enquanto São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana, teve 72 milímetros.

Outro destaque do boletim foi o município de Beberibe, que marcou 67 milímetros na localidade de Prata, completando a lista dos maiores acumulados do período.

Segundo a Funceme, as chuvas estão associadas à atuação de sistemas meteorológicos típicos da pré-estação chuvosa, com tendência de continuidade em diversas regiões do estado nos próximos dias.

A Previsão do tempo para o Ceará entre terça-feira (27) e quinta-feira (29) e de cenário favorável e persistente para ocorrência de chuvas em todo o estado. Com isso, espera-se que o céu fique encoberto durante a maior parte dos períodos. Ainda estão previstas precipitações com intensidade moderada a forte, que podem vir acompanhadas de raios nas macrorregiões do litoral (principalmente pela manhã e início da tarde); a tarde, no noroeste e centro do estado (Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns); enquanto a noite, as chuvas tendem a enfraquecer no centro-norte e deve-se ter um aumento no sul do estado (Cariri, sul do Sertão Central e Inhamuns e sul da Jaguaribana).

Siga o canal do CN7 no Telegram

Na Região Metropolitana a terça-feira terá céu nublado durante os períodos da manhã e da tarde, com chuvas de intensidade de moderada a forte. No final da tarde e na noite, céu parcialmente nublado. Para quarta (28) e quinta (29), as precipitações tendem a reduzir em relação a esta terça-feira (27), mesmo assim, há condições favoráveis nos turnos da madrugada e da manhã. Nos demais períodos, céu com poucas nuvens.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS