Ceará registra 96 casos de Febre do Oropouche em cinco municípios
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Ceará registra 96 casos de Febre do Oropouche em cinco municípios

A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado

(Foto: reprodução/Sesa)

07/08/2024 15:16

O Ceará registrou, neste ano, 96 casos de febre do oropouche. Os casos foram detectados na região do Maciço do Baturité. São eles: Pacoti (28), Mulungu (26), Aratuba (22), Redenção (17) e Palmácia (03). A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio de boletim epidemiológico.

Os municípios com casos confirmados estão localizados em duas Coordenadorias Regionais de Saúde (COADS), de Baturité - 03 municípios - e Maracanaú - 02 municípios - que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde de Fortaleza (SRSFOR).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas. A febre do oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides Paraensis, conhecido como maruim, polvinha ou mosquito-pólvora, entre outras denominações. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares.

"Apesar dos casos confirmados, até o momento não há indicação de uma ameaça iminente à saúde pública. A maioria dos casos cursa com sintomas leves e autolimitados, entretanto, existem relatos na literatura de complicações neurológicas e dois óbitos foram registrados na Bahia em 2024", informa a Sesa.

Siga o canal do CN7 no Telegram

A Pasta está realizando investigações complementares para compreender melhor o cenário dessa doença no Estado. A detecção é feita por um teste, que utiliza biologia molecular e busca o material genético do vírus.

LINKS PATROCINADOS