Capitão Wagner denuncia uso de Inteligência Artificial para crimes eleitorais
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-19824---BANNERS-CAMP-EDUCAR-SESC---970X120
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Capitão Wagner denuncia uso de Inteligência Artificial para crimes eleitorais

Brasil tem quatro casos de uso de IA para crimes eleitorais em menos de um mês

Capitão Wagner em entrevista ao programa Ceará News

21/01/2024 11:51

O secretário de saúde de Maracanaú e pré-candidato, Capitão Wagner (União), denunciou o disparo de mensagem em massa de um vídeo utilizando a inteligência artificial para fraudar a voz de um possível candidato. O ex-deputado publicou um vídeo nas redes sociais neste sábado (20), mas não diz quais eram as vítimas do golpe. Wagner salienta o tempo que falta para as eleições e que ações criminosas já estão acontecendo.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Na legenda do vídeo, Capitão Wagner escreve “já começou a guerra” ao se referir o uso da Inteligência artificial para a prática de crimes eleitorais. O secretário ressalta que recebeu o conteúdo, com características de envio em massa, de um mesmo número. Segundo Wagner, os vídeos eram contra dois pré-candidatos de uma cidade da região metropolitana. Ele reforça que, como cidadão, enviou a denúncia à Justiça Eleitoral.

Siga o canal do CN7 no Telegram


A produção do Portal CN7 apurou que um dos primeiros alvos foi vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho, com vídeo distribuído com sua voz fraudada. O material será encaminhado na próxima segunda-feira (22), à Polícia Federal. Esse caso no estado cearense, é o 4º no Brasil em menos de um mês. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, já adiantou que será implacável com uso de IA na produção de fake news.

Veja o vídeo publicado por Capitão Wagner:

Rede social Instagram

LINKS PATROCINADOS