Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Camilo e Múcio assinam acordo para estudos de extensão do ITA no Ceará

A unidade será instalada na sede da Base Área de Fortaleza

(Foto: reprodução/vídeo)

04/08/23 16:47

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o ministro da Defesa, José Mucio, assinaram, nesta sexta-feira (4), um acordo de cooperação técnica para elaboração de estudos preliminares para a criação de um campus avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou de uma faculdade de engenharia vinculada ao ITA no Ceará. A cerimônia de assinatura foi realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, e contou com a presença do governador Elmano de Freitas. A senadora cearense Augusta Brito também esteve na solenidade.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

Os diálogos para a abertura da nova sede do ITA vinham se desenvolvendo há cerca de um mês. Com a assinatura do acordo, passa a existir um plano de ações que viabiliza a iniciativa. Dentre as ações estão: avaliação da estrutura física da – antiga – Base Aérea de Fortaleza; um prazo de 90 dias para os estudos iniciais para a implantação da sede; e diálogo com o Governo do Ceará para colaboração no projeto.

“O ITA é um sonho, é o que há de melhor em nível de ensino nesse país, com modelo de ensino de nível internacional. Então, para o nordeste brasileiro, será um braço importante. Estamos confiantes de que esses estudos vão apontar para a implementação desse projeto”, pontuou Camilo Santana.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

O motivo para Fortaleza ser escolhida é o alto número de aprovação que os estudantes cearenses apresentam no vestibular do instituto. Em 2023, por exemplo, cerca de 40% dos aprovados no vestibular para ingressar no instituto foram candidatos matriculados no estado. “Tenho muita segurança que será um impacto positivo para gerações do nosso Estado, dos estados do Nordeste e do Norte. Precisamos muito desse equipamento para favorecer os talentos que temos, no nosso Estado, na nossa região”, comentou Elmano de Freitas.

Essa será a primeira unidade do ITA fora de São José dos Campos, em São Paulo, onde o ITA se tornou uma referência na educação superior brasileira.

Confira vídeo:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Camilo S. Santana (@camilosantanaoficial)

LINKS PATROCINADOS