Camilo descarta cancelamento do Enem após vazamento de provas - Cn7 - Sem medo da notícia
970 X 120 PX copy
SS-19824---BANNERS-CAMP-EDUCAR-SESC---970X120
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Camilo descarta cancelamento do Enem após vazamento de provas

Boatos de cancelamento da prova surgiram após vazamento de imagens da prova

Camilo Santana. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

06/11/2023 14:58

O ministro da Educação, Camilo Santana, descartou, nesta segunda-feira (6), o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, após o vazamento de imagens da prova nesse domingo (5), primeiro dia de aplicação das provas. "De forma alguma", afirmou o ex-governador do Ceará durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, em Brasília.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

Segundo Camilo, a Polícia Federal (PF) investiga o caso. A imagem de uma prova de redação do Enem 2023 circulou nas redes sociais e em grupos do WhatsApp. "Ontem, tivemos duas diligências da Polícia Federal em relação às imagens circuladas, uma em Pernambuco e outra aqui no Distrito Federal. Portanto, a Polícia Federal continua apurando e fazendo as investigações necessárias para identificar qualquer tipo de ilícito", disse.

Ainda durante a coletiva, o ministro avaliou positivamente o primeiro dia de aplicação das provas, destacando que houveram apenas "ocorrências pontuais". O primeiro dia de provas do Enem 2023 teve 4.293 candidatos eliminados por violações, como portar equipamento eletrônico, ausentar-se da sala antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais. Todas essas regras estão previstas no edital.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Nesse domingo, os estudantes fizeram as provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. No próximo domingo (12), serão aplicadas as questões de ciências da natureza e de matemática.

O resultado do Enem é usado para ingresso nas universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou para bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). O exame também é usado para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC), programa que financia mensalidades em instituições privadas.

Com informações da Agência Brasil.

Granja janeiro branco

LINKS PATROCINADOS