Camilo anuncia programa para enfrentar déficit de professores em áreas remotas do país
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Camilo anuncia programa para enfrentar déficit de professores em áreas remotas do país

Modelo é inspirado no programa "Mais Médicos"

(Foto: Audiovisual/G20 Brasil)

22/11/2024 17:14

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o Governo Federal lançará, em breve, um programa para levar professores a áreas com maior déficit de mão de obra, além de estimular o ingresso de estudantes em cursos de licenciatura. A iniciativa busca enfrentar a falta de professores em regiões mais remotas ou carentes.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Entre as propostas, está um modelo inspirado no programa "Mais Médicos", que oferecerá bolsas adicionais aos professores que aceitarem atuar em localidades com escassez de profissionais. "Nos dois primeiros anos, o MEC apoia essa transferência, destinando recursos para garantir a presença dos docentes onde eles são mais necessários", explicou o ministro.

Outro eixo do pacote é a valorização dos estudantes interessados em seguir a carreira docente. Segundo o ministro, será implementado um programa que beneficiará alunos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com desempenho acima de 650 pontos. Esses estudantes, ao optarem por cursos de licenciatura, receberão uma bolsa financiada pelo governo.

Além do apoio mensal, o programa incluirá uma poupança anual, com valores depositados diretamente na conta dos futuros professores, proposta batizada de "Pé-de-Meia da Licenciatura". A ideia, conforme detalhou o ministro, é criar incentivos para que jovens talentosos escolham a profissão e contribuam para a formação de uma nova geração de docentes.

Siga o canal do CN7 no Telegram

"O Brasil enfrenta um grande desafio: muitas pessoas têm deixado a carreira docente, e precisamos criar uma cultura de valorização do professor, reconhecendo seu papel fundamental na sociedade", enfatizou Camilo Santana.

Assista ao vídeo:

LINKS PATROCINADOS