Câmara dos Deputados mantém veto de Bolsonaro a reajuste do funcionalismo
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Câmara dos Deputados mantém veto de Bolsonaro a reajuste do funcionalismo

Najara Araújo/Câmara dos Deputados

20/08/2020 20:39

A Câmara dos Deputados manteve nesta quinta-feira (20) a proibição de reajustes para categorias de servidores públicos que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, como os das áreas de saúde, segurança pública, limpeza urbana e serviços funerários.

Com 316 votos de deputados a favor e 165 contra, foi derrubada a decisão do Senado pela rejeição do veto do presidente Jair Bolsonaro. Um veto só é derrubado se houver maioria absoluta em ambas as casas.

Bolsonaro declarou hoje que, se o veto fosse derrubado, seria impossível governar o Brasil. O orçamento vem sendo pressionado nos últimos anos pelo crescimento de despesas obrigatórias, como aposentadorias e salários de servidores.

Com a manutenção do veto, está rejeitada a possibilidade de deixar uma brecha para que algumas categorias conseguissem aumentos salariais, mesmo diante de uma crise nas contas públicas.

Articulação política

Mais cedo o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e representantes do centrão (PP, PL e Republicanos) se reuniram para discutir o assunto.

O esforço é considerado positivo para o novo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR)

LINKS PATROCINADOS