sete dias sem medo da notícia
Eleições 2022
Avança criação de federação do PT com PSB, PCdoB, PSOL e PV
Definição deve acontecer somente no início do próximo ano
Por : Redação CN7
17/12/21 9:26

O PT formalizou nesta quinta-feira (16) o início das conversas com PSB, PCdoB, PSol e PV para compor uma federação, formando uma espécie de frente ampla de esquerda para fortalecer a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa em 2022.

Ontem foi aprovada a proposta apresentada pela presidente do partido, deputada Gleisi Hoffmann, para iniciar as conversas com outras siglas de esquerda. A resolução defendida por Gleisi foi aprovada pela maioria dos dirigentes, num placar de 72 votos a favor e 10 contra.

No entanto, há dúvidas ainda sobre como será a composição dessa federação e quais serão os critérios usados para definir quem serão os candidatos de cada partido para cargos majoritários e proporcionais.

De acordo com a regra aprovada pelo Congresso, os partidos que se unirem em uma federação devem ficar juntos por quatro anos. Com isso, disputarão juntos as eleições de 2022 e 2024.

A definição do PT sobre essa união com outros partidos terá que ocorrer até abril, prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para registro das federações.

(Com informações Valor Econômico).

LINKS PATROCINADOS