Augusta Brito é relatora de PL que extingue crime de vadiagem
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Augusta Brito é relatora de PL que extingue crime de vadiagem

O crime de vadiagem está previsto na Lei das Contravenções Penais desde 1941

Augusta Brito

10/07/2023 15:08

A senadora Augusta Brito (PT) é a relatora do Projeto de Lei 1212/21, de autoria do líder do PT no senado, Fabiano Contarato (PT-ES), que pede a revogação do artigo da Lei de Contravenções Penais. Em 2009, foi sancionada a Lei nº 11.983, de 2009 que revogou o art. 60, que previa a contravenção penal de ‘mendicância’. No entanto, na oportunidade, o art. 59, não foi revogado.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

O crime de vadiagem está previsto na Lei das Contravenções Penais desde 1941. O artigo 59 da Lei permite que pessoas em situação de rua, desempregados e pessoas embriagadas sejam detidas pela polícia e penalizadas com 15 dias a 3 meses de prisão. O crime de vadiagem é definido como "entregar-se alguém habitualmente à ociosidade, sendo válido para o trabalho, sem ter renda que lhe assegure meios bastantes de subsistência, ou prover à própria subsistência mediante ocupação ilícita".

Para o senador Fabiano Contarato, a lei "Tem, ainda, forte componente racista. A generalidade dos seus termos autoriza que estereótipos e preconceitos guiem e motivem a sua aplicação, razão pela qual era especialmente utilizada para perseguir sambistas negros durante as décadas de 40 e anos seguinte", avaliou.

Augusta Brito, relatora do projeto, acredita que o Senado tem a oportunidade de corrigir um erro que não se adequa aos tempos atuais. "A lei reflete uma perseguição histórica e institucional às camadas mais pobres e marginalizadas e já não cabe mais em um Brasil como o nosso", afirmou.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

LINKS PATROCINADOS