Assessora de Artur Lira é alvo de operação da PF sobre desvios de emendas parlamentares
A operação foi solicitada pela Polícia Federal, com anuência da PGR
(Foto: reprodução/redes sociais)
12/12/2025 12:23
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (12), a operação Transparência para apurar suspeitas de desvios de emendas parlamentares. Um dos alvos é Mariângela Fialek, assessora que atuou durante a gestão de Arthur Lira (PP-AL) na Presidência da Câmara dos Deputados.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Brasília. Um deles ocorreu no gabinete de trabalho de Mariângela Fialek na Câmara Federal. A operação foi solicitada pela Polícia Federal, com anuência da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Mariângela exerceu a função de assessora técnica da Presidência da Câmara durante o comando de Arthur Lira. Atualmente, conforme informações disponíveis no portal da Câmara dos Deputados, ela está lotada na liderança do Partido Progressistas (PP). As investigações indicam que a assessora tinha participação relevante na tramitação e na liberação de emendas parlamentares, inclusive no âmbito das comissões.
A Polícia Federal apura a prática, em tese, dos crimes de peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção. O foco é esclarecer a destinação dos recursos e a existência de possíveis irregularidades na execução das emendas.
Siga o canal do CN7 no Telegram
A operação provocou preocupação entre parlamentares. No Ceará, ao menos 06 deputados estariam sendo investigados por suspeitas relacionadas ao uso de emendas. Até o momento, nem Arthur Lira nem Mariângela Fialek se manifestaram sobre a investigação.