Sete dias por semana sem medo da notícia!
Aquiraz celebra Dia do Ceará e recebe programação da Secretaria de Cultura do Estado

O Governo do Ceará e a Prefeitura de Aquiraz, celebram nesta quinta-feira (17) os 220 anos de emancipação do Estado. O Dia do Ceará terá ampla programação começando com visita guiada ao Museu Sacro São José de Ribamar, a partir das 16h. O local recebe a exposição permanente “A História do Ceará na Arte Sacra” e a exposição temporária “Asas de Anjo”, com acervo da coleção Ronald Assunção.

A abertura da solenidade com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, autoridades e a mestra da cultura Cacique Pequena, acontece às 16h30, na Praça Matriz. A festa continua com apresentação das Bandas de Música de Pindoretama, Chorozinho e Eusébio. Pela noite, às 18h30, acontecem a 7° Novena de São Sebastião e, logo após, a Missa da Festa do Co-Padroeiro São Sebastião.

O Dia do Ceará

O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.

A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

Publicidade
Mais Lidas
Leia Também