Após aumento, cobrança de imposto deve elevar preço dos combustíveis em 2023
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Após aumento, cobrança de imposto deve elevar preço dos combustíveis em 2023

Isenção da cobrança do PIS/Cofins está suspensa somente até o final de dezembro

Brasília - Postos de combustíveis ajustam os preços e repassam para o consumidor o aumento da alíquota do PIS e Cofins pelo litro da gasolina (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

28/12/2022 7:38

Após o cearense sentir no bolso o aumento inesperado no valor dos combustíveis, o produto deve ter nova alta a partir de janeiro de 2023. O motivo é a volta da cobrança do Cide-Combustíveis e a tributação de Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre o preço da gasolina. As tributações foram zeradas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Uma nova isenção foi cogitada pelo ministro da Economia Paulo Guedes, mas, a pedido do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a medida não será adotada.

“Levei à consideração do presidente um pedido do governo eleito para que o governo atual se abstenha de tomar qualquer medida na última semana que venha a impactar o futuro governo, sobretudo em temas que podem ser decididos em 10 dias, 15 dias, 1 mês, sem atropelo. Para que a gente tenha a sobriedade de fazer cálculo de impacto, verificar trajetória do que a gente espera das contas públicas ao longo dos próximos anos”, disse Haddad.

LINKS PATROCINADOS