André Costa falta à reunião do Conselho para não apresentar Plano de Segurança

Presidente do Conselho de Segurança vai cobrar explicações de Camilo e Izolda sobre resumo do Ceará Pacífico distribuído por representante do secretário: "aquilo não é um plano"

Secretário de Segurança, André Costa

26/01/18 15:25

O secretário da Segurança do Ceará, André Costa, não compareceu, nesta sexta-feira (26), à reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública, onde deveria apresentar o Plano de Segurança Pública do Estado. A ausência do comandante da pasta foi entendida, pelo presidente do Conselho, Leandro Vasques, como uma confirmação de que André Costa, na verdade, não possui projeto elaborado de enfrentamento ao avanço galopante da violência no Estado.

“Eu, sinceramente, acho que o secretário não compareceu ao Conselho Estadual de Segurança Pública talvez porque ele pessoalmente não tenha o que dizer, talvez ele não tenha tido nenhuma criatividade em informar algo ao conselho”, afirmou. Para não aparecer, ele próprio, de mãos vazias, André Costa deu a missão de distribuir, aos membros do Conselho, três fascículos onde estaria resumido o Plano de Segurança, ao superintendente da Polícia Civil, delegado Everardo Lima. No entanto, para Vasques, “aquilo [material apresentado] não é um plano”.

“Aquilo não é um plano”

“O fascículo primeiro trata de experiências exitosas em outros outro locais, em Bogotá, em São Paulo, etc; o segundo fascículo trata de uma questão mais metodológica; e o terceiro, esse sim que poderia forçosamente ser interpretado como um plano, ele é repleto de projeções pro futuro, de futorologia. ele prevê por exemplo a criação de plano de política penitenciária, ou seja, um plano que, na verdade, cria a expectativa de outro plano”.

Leandro Vasques afirmou ainda que o Conselho irá oficiar o governador Camilo Santana (PT) e a vice-governadora Izolda Cela, que também é coordenadora do Ceará Pacífico, cobrando explicações sobre o material apresentado por André Costa, no qual o plano estaria “eventualmente contido no terceiro fascículo do resumo de ações do Ceará Pacifico”.

Coerência

O secretário André Costa, em tentativa de jogar para o governo federal a responsabilidade pelo avanço da violência, tem cobrado insistentemente o presidente Michel Temer (MDB) por um Plano Nacional de Segurança. No entanto, na ocasião de fazer sua parte e apresentar o modelo para o combate às facções no Estado, André não pôde se dar o trabalho de comparecer à reunião do Conselho.

Em tempo

Segundo Leandro Vasques, a reunião de hoje foi marcada justamente para que André Costa tivesse a oportunidade de apresentar um Plano de Segurança para o Estado. A intenção do Conselho de Segurança era pedir uma intervenção para conter o avanço da violência no Ceará, mas preferiram esperar uma resposta do secretário antes. Ainda estão esperando.

Confira a fala do presidente do Conselho, André Vasques

Sobre a reunião:

Sobre a ausência de André Costa:

LINKS PATROCINADOS