Ex-presidente Lula sai da Polícia Federal em Curitiba e é recebido por militância - CN7

Ex-presidente Lula sai da Polícia Federal em Curitiba e é recebido por militância

Ex-presidente Lula sai da Polícia Federal em Curitiba e é recebido por militância

08/11/2019 17:43

O ex-presidente Lula saiu no fim da tarde desta sexta-feira (8) na Polícia Federal, em Curitiba, após o juiz Danilo Pereira Jr., da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, aceitar o pedido da defesa do petista. Ainda hoje, Luiz Inácio vai para São Paulo.

Confira ao vivo

Condenado em duas instâncias no caso do triplex, Lula ficou 1 ano e 7 meses preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) de Curitiba. Agora, ele terá o direito de recorrer em liberdade e só vai voltar a cumprir a pena de 8 anos, 10 meses e 20 dias após o trânsito em julgado.

Os advogados pediram a soltura do petista depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a prisão após condenação em segunda instância.

Em tempo

Na quinta-feira (7), por 6 votos a 5, o STF mudou um entendimento de 2016 e decidiu que, segundo a Constituição, ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (fase em que não cabe mais recurso) e que a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência.

“A decisão da Suprema Corte confirma aquilo que nós sempre dissemos, que não havia a possibilidade de execução antecipada da pena”, disse Cristiano Zanin, advogado de Lula, logo após pedir o alvará de soltura.

A defesa disse que espera agora a “nulidade de todo o processo, com o reconhecimento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro”.

Saiba mais

Juiz determina saída de Lula da prisão em Curitiba após decisão do STF
Juiz determina saída de Lula da prisão em Curitiba após decisão do STF
Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS