Violência no Ceará deixou mais de 200 mortos em abril, mês mais sangrento do ano
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Violência no Ceará deixou mais de 200 mortos em abril, mês mais sangrento do ano

A guerra entre facções está de volta ao estado, após uma trégua de fevereiro a março

Bairros da Capital voltaram a ser palco de assassinatos diários

02/05/2019 9:48

Nada menos, que 223 pessoas foram assassinadas no Ceará nos 30 dias de abril, mês mais violento do ano até agora, de acordo com os índices dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs). Entre os 223 mortos estão 28 mulheres.  A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) amargou um mês de alta na criminalidade, com 80 homicídios, contra 61 em março. A elevação dos índices de CVLIS acontece no momento da retomada da guerra entre facções, cuja trégua aconteceu entre janeiro e fevereiro após uma temporada de ataques criminosos no estado.

Em Fortaleza, foram registrados 54 assassinatos. No Interior, ocorreram 89 crimes de morte, sendo 50 na Região Sul e 39 no Norte.  No geral, o Ceará sofreu um aumento da ordem de 17,3 por cento no número de assassinatos entre março e abril. A elevação dos índices de CVLIS acontece no momento da retomada da guerra entre facções, cuja trégua aconteceu entre fevereiro e março, após uma temporada de ataques criminosos no estado.

A trégua protagonizada entre as duas facções – Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE) – só durou praticamente dois meses após o fim dos ataques e a reabertura das visitas nos presídios.  Com a saída da tropa da Força Nacional de Segurança no Ceará, os grupos criminosos reiniciaram os duelos diários na disputa por território para a venda de drogas. Em vários bairros da Capital, a matança recomeçou.

Mas foi na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) que os índices da criminalidade deixaram sua marca no mês de abril, com 80 assassinatos, numa média de dois assassinatos à cada 24 horas. Os Municípios de Caucaia, Maracanaú e Maranguape lideraram a lista daqueles com maiores índices de CVLIs em abril. Só em Caucaia, pertencente à 11ª Área Integrada de Segurança (AIS-11), foram registrados 28 homicídios, outros 10 em Maranguape e mais 10 em Maracanaú. Em seguida aparece na lista o Município de Aquiraz, com 8 assassinatos.

Interior

Nos sertões cearenses, a violência mais intensa aconteceu na região Interior Sul, que  compreende as Áreas Integradas de Segurança (AIS) de 18 a 22, perfazendo um total de 76 Municípios do Litoral Leste, Vale do Jaguaribe, Cariri, Centro-Sul e Inhamuns.  Nesta região foram registrados 50 homicídios em março.

No Interior Norte, que abrange as Áreas Integradas de Segurança de 14 a 17, nas regiões do Litoral Oeste,  Norte, Sertões de Canindé, Maciço de Baturité, Vale do Curu e Serra da  Ibiapaba, totalizando 91 Municípios, ocorreram 39 CVLIs em abril.

LINKS PATROCINADOS