Justiça determina afastamento temporário da secretária de Educação de Juazeiro

22/01/19 6:00

O juiz Renato Belo Vianna, que responde pela 2ª Vara Cível da Comarca de Juazeiro do Norte, determinou nesta segunda-feira (22) o afastamento da secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto de Lima.

De acordo com a decisão, a gestora está afastada por 120 dias úteis, por suspeitas de uso da máquina pública na campanha eleitoral de Pedro Augusto Geromel, filho do atual prefeito do município, e que foi eleito deputado federal.

A medida atende solicitação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio das 13ª e 14ª Promotorias de Justiça, que atuam, respectivamente, na defesa da Educação e do Patrimônio Público.

“Os fatos são graves e indicam que servidores temporários, subordinados à requerida, foram coagidos a votar ou a participar ativamente da articulação política do candidato beneficiado”, especifica a decisão. Segundo o MP, o Inquérito Civil tramita em sigilo e, portanto, informações detalhadas sobre a apuração dos fatos não podem ser divulgadas.

O afastamento foi requerido no âmbito da Ação Cautelar Preparatória de Improbidade Administrativa (Processo n.º 0005108-59.2019.8.06.0112) protocolada no dia 10 de janeiro deste ano pelos promotores de Justiça Flávio Côrte e Silderlândio do Nascimento. O inquérito teve como base a operação “Voto Livre” que cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juiz da 119ª Zona Eleitoral, Péricles Victor Galvão, após inquérito policial instaurado pela delegada da Polícia Federal Josefa Maria Lourenço, que apura crimes eleitorais.

LINKS PATROCINADOS