Operação Aracê III da PF combate o tráfico de animais silvestres
Maus tratos e tráfico de animais silvestres são alguns dos crimes identificados

Foto: Divulgação/PF
24/06/2025 9:44
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (24), a Operação Aracê III, que visa reprimir o tráfico e o comércio ilegal de aves silvestres. 70 policiais federais participaram da ofensiva para cumprir 15 mandados de busca e apreensão nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Pindoretama. A ofensiva é realizada em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Ceará.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Durante as investigações foram identificadas diversas transações sobre comércio ilícito de aves. As ações postas em prática nesta fase da operação, coletou provas para a conclusão do inquérito policial e interrompeu crimes ambientais em andamento, com objetivo de proteger a fauna brasileira da exploração predatória. A repressão ao comércio ilegal de animais é imprescindível para preservar a biodiversidade e evitar o impacto devastador que o tráfico de espécies pode causar aos ecossistemas.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Entre os crimes investigados estão: maus tratos, tráfico internacional e interestadual de animais silvestres, associação criminosa e receptação. Além de Crimes Ambientais e lavagem de dinheiro. O nome da operação, "Aracê", que em tupi-guarani significa "aurora" ou "o canto matinal dos pássaros".