2025 começa com MPF investigando deputados federais e prefeitos no Ceará - Cn7 - Sem medo da notícia
970 X 120 PX copy
SS-19824---BANNERS-CAMP-EDUCAR-SESC---970X120
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

2025 começa com MPF investigando deputados federais e prefeitos no Ceará

Coluna Rebate

08/01/2025 9:25

Mal o ano novo chegou, e a confusão dominou o cenário político brasileiro e, principalmente, o cearense. No dia 1º de janeiro, o prefeito de Santa Quitéria, Braguinha Barroso, foi preso minutos antes de tomar posse. Motivo: teria sido eleito com a força da facção Comando Vermelho (CV). Braguinha está em prisão domiciliar, mas como não tomará posse até o dia 10 de janeiro, novas eleições devem ser convocadas. O CV não pode se meter nessas novas eleições. Uma missão difícil de impedir. Quem está nessa mesma situação é Choró. Lá, o prefeito Bebeto Queiroz foi denunciado num esquema onde uma organização criminosa financiou as eleições de 51 prefeitos no Ceará. Bebeto está foragido e proibido de tomar posse. Assim, Choró também elegerá novo prefeito. Porém, os escândalos não param por aí. O Ministério Público Federal(MPF) abriu 34 investigações no Brasil, por suspeita de dinheiro desviado com venda de emendas parlamentares. Na Bahia, são investigadas 21 prefeituras. No Ceará, são 13 e há três deputados federais que são apontados como alvos dessa apuração. A lista de deputados federais deve aumentar: Júnior Mano e José Guimarães negam ter qualquer envolvimento com desvio de verbas de emendas. Todavia, devem ser investigados por decisão do STF. E no inquérito do prefeito Bebeto, além dos áudios que envolveram Guimarães, há novos áudios implicando outro deputado federal. Essa situação de envolvimento de deputados federais com supostas fraudes na utilização de emendas não está restrita somente ao Ceará. Esse problema estaria presente em vários estados do Brasil.

Elmano destaca êxitos da economia

O governador Elmano de Freitas esteve no Cariri, depois do Natal, e prepara uma agenda junto com os secretários da Casa Civil, Chagas Vieira, e dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, para valorizar a região, respeitando ao povo, com a entrega de obras e benefícios, que foram compromissos assumidos em praça pública. Elmano tem ressaltado que a economia do Ceará tem crescido acima da média nacional, ano após ano. O Produto Interno Bruno (PIB) cearense tem uma projeção de alta de 5.5% em 2024, acima da média nacional. E Elmano mostra os avanços obtidos pelo Estado do Ceará: “ Alcançamos a nota máxima do Tesouro Nacional, a Capag A, que comprova o sólido equilíbrio fiscal do Ceará.” Anuncia, ainda, que “ o ano de 2025 chega com o maior investimento público da história, com R$ 3.9 bilhões. Isso significa novas escolas funcionando, ampliação dos serviços de saúde, fortalecimento das forças de segurança, melhoria da qualidade das nossas estradas e melhoria de outros serviços públicos”. Otimista com os resultados alcançados nos seus dois primeiros anos de mandato, governador Elmano assegura que o Ceará está no rumo certo: “ Tenho certeza de que estamos no caminho certo, ampliando os investimentos públicos e gerando mais emprego e renda à nossa população.”

Governador ganha adversário na reeleição

Candidatíssimo à reeleição - e com sua chapa estando definida - senador Cid Gomes negociou com Elmano e ministro Camilo Santana a vaga de vice para o seu irmão, Ivo Gomes, desistindo de buscar um novo mandato de senador. O governador Elmano articula, agora, quem serão os seus dois candidatos ao Senado Federal. Existem três pretendentes as duas vagas: José Guimarães, Eunício Oliveira e Chiquinho Feitosa. Tanto Elmano quanto Camilo não têm pressa em resolver esse impasse. Querem ganhar tempo. Com Cid Gomes fora da disputa, Elmano e Camilo creem não haver adversário conhecido no Estado para enfrentá-lo. Mas, esse vazio nas oposições está sendo ocupado: o prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, lançou o filho, deputado federal Moses Rodrigues, no dia de sua posse, como candidato ao Abolição, disposto a encarar nas urnas um eventual favoritismo do governador Elmano. Com esse lançamento da candidatura de Moses, o União Brasil deu a largada pela sucessão no Ceará. Mas quem pensa que o movimento das oposições para por aí, se engana. O deputado federal Danilo Forte esteve, nesta segunda (06), em reunião com o prefeito Glêdson Bezerra. Na pauta do encontro, ocorrido em Juazeiro do Norte, Danilo confidenciou: “ Conversamos sobre o desenvolvimento da nossa terra e reafirmei que o nosso mandato seguirá ativo, atuante e buscando recursos em Brasília para melhorar a vida da nossa gente!” A tradução dessa declaração de Danilo Forte : ele e Glêdson Bezerra se mobilizam para fortalecer o campo oposicionista, no Cariri, e em todo o Ceará.

Reunião do novo secretariado de Elmano

O governador Elmano tem pressa e sabe que precisa mostrar resultados que facilitem a conquista de um novo mandato em 2026. Nesta segunda (06), Elmano reuniu-se com o novo secretariado, para fazer um balanço dos dois primeiros anos de governo. No encontro, houve uma apresentação com uma síntese daquilo que Elmano considera prioritário na metade de seu governo. Segundo o governador disse em entrevista coletiva, “ a avaliação nossa é uma avaliação positiva. A perspectiva nossa é de acelerar o trabalho do governo, acelerar as entregas, com novas obras sendo inauguradas”. Governador Elmano se comprometeu com novas conquistas para o povo do Ceará: “Nós começamos agora uma fase do governo, que é entregas e conclusões de obras até o final do governo em 2026, dos compromissos que nós fizemos com o nosso povo”. E dentro dessas entregas, Elmano frisou que gostaria de destacar: “nós já começamos o ano de 2025 com uma entrega muito importante para a população cearense, especialmente da região metropolitana. Em fevereiro, nós faremos a abertura do Hospital Universitário do Ceará.” Entusiasmado com o futuro de sua administração, Elmano destacou: “ temos várias metas a honrar, seja na parte de recursos hídricos, sob a liderança do secretário Fernando Santana, seja a intensificação do trabalho da segurança pública, não podendo esquecer o trabalho na área da educação, para manter e elevar o nível de qualidade da educação do Estado do Ceará".

Deu a lógica nas mesas do Crajubar

A base governista saiu fortalecida com as eleições para as presidências das mesas diretoras das três principais cidades do Cariri. Apesar das ameaças oposicionistas, prevaleceu a articulação dos prefeitos eleitos e reeleitos. Fora da curva, apenas o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, que se garantiu com a ajuda da própria base aliada do governo Elmano de Freitas. Para quem o acusava de não fazer política, Glêdson mostrou muita habilidade, ao ajudar eleger Felipe Vasques. Claro, Felipe mantém o discurso de independência, mas é inegável que Glêdson sai vitorioso da disputa que, sequer, existiu na prática. Sem falar que conseguiu encaixar a primeira vice, indicando a vereadora eleita pelo Podemos, Pergentina Jardim, sua ex-secretária de Educação. Por sua vez, Felipe Vasques deu um nó na articulação do PSB de Giovanni Sampaio e Wilton Almeida, bancando o nome de Rita Monteiro (PSB) na Mesa. Em Crato e Barbalha, André Barreto e Guilherme Saraiva, ambos do PT, não deram chance a oposição, elegendo Matheus Leite (PDT) no Crato e Dorivan Amaro (PT) em Barbalha.

Felipe Vasques se credencia para 2026

Anunciado com bastante antecedência como novo presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, o vereador Felipe Vasques, mostrou que não está para brincadeira. Ao lado do prefeito Glêdson Bezerra é o nome do momento na política juazeirense. E Felipe não esconde para que veio: será candidato a deputado em 2026. A dúvida é se disputará uma vaga na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa. Se for para a disputa de federal baterá de frente com Yury do Paredão e se for a estadual poderá atrapalhar os planos de Giovanni Sampaio, que trabalha o nome do filho, Giovanni Filho, e do ex-prefeito Raimundo Macedo, que quer reeleger o filho Davi Macedo. Como fez nas disputas de vereador e da presidência da Câmara, Vasques promete sair na frente para não correr riscos. Tem demonstrado foco, organização e poder financeiro, ingredientes que fazem um político de sucesso. Na base governista, as lideranças ainda estão tentando entender o que aconteceu. Senão quiserem ser atropeladas novamente, é melhor acordar ou suas candidaturas preferenciais para 2026 estarão em risco. Felipe virá em ritmo de rolo compressor.

Granja janeiro branco

LINKS PATROCINADOS