O presidente Lula assinou, nesta sexta-feira (5), em Iguatu, no interior do Ceará, a ordem de serviço para construção do Ramal do Salgado da Transposição do Rio São Francisco. A obra de 36 quilômetros vai conectar Cachoeira dos Índios, na Paraíba, a Lavras de Mangabeira, no Ceará. A solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas, e dos ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
A construção do Ramal do Salgado reduzirá o percurso em cerca de 100 quilômetros para a adução da água do Rio São Francisco ao Açude Castanhão, por meio dos rios Salgado e Jaguaribe. As obras devem iniciar nos próximos três meses e devem durar três anos. O valor será de R$ 622 milhões. O recurso está previsto no pacote de investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Siga o canal do CN7 no Telegram
A Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) prevê que o ramal garantirá recursos hídricos para cerca de 5 milhões de habitantes, em 54 municípios cearenses, entre eles: Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Guaramiranga, Jaguaribe, Ipaumirim, Maracanaú e Limoeiro do Norte.
“Paletó cearense”
Durante o evento, o governador Elmano de Freitas presenteou o presidente Lula com um gibão – jaqueta de couro usada por vaqueiros – foi feita pelo artista cearense Espedito Seleiro. No momento da entrega, o chefe do Poder Executivo cearense classificou a peça como “paletó cearense”.
Confira foto do presente: