PDT nacional aciona STF contra decisão que manteve Cid à frente do PDT-CE - CN7

PDT nacional aciona STF contra decisão que manteve Cid à frente do PDT-CE

Ministro Dias Toffoli será o responsável por analisar o pedido

PDT nacional aciona STF contra decisão que manteve Cid à frente do PDT-CE

(Foto: reprodução)

21/11/2023 20:14

O diretório nacional do PDT acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (17), pedindo a derrubada da decisão da Justiça que suspendeu a intervenção do partido no diretório cearense e manteve Cid Gomes na presidência da sigla no Ceará. O ministro Dias Toffoli será o responsável por analisar o pedido. As informações são do colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

A ação no STF foi assinada pelo presidente nacional do PDT em exercício, André Figueiredo. No documento, o partido alega que ao suspender a intervenção, em decisão no último dia 10, a 3ª Vara Cível de Fortaleza feriu um entendimento do STF a respeito da autonomia partidária. Ainda de acordo com o partido, o processo ético-disciplinar que culminou na intervenção seguiu as normas internas e respeitou o direito à defesa.

"A Comissão Nacional de Ética Partidária demonstrou devidamente que a conduta do PDT-CE estava tipificada nos artigos 61, incisos II e IV, do Estatuto do PDT. Sublinhe-se que a natureza das tipificações previstas no Estatuto do PDT (art. 61) também está circunscrita ao princípio da autonomia partidária (art. 17, §1º, da CF/88), sendo, portanto ato de natureza interna corporis", diz.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

A intervenção do diretório nacional no PDT cearense foi definida no último dia 27 de outubro, após reunião na sede do partido, no Rio de Janeiro.

Publicidade
Publicidade
dia 13 retirar

LINKS PATROCINADOS