Dois cearenses entram nas listas para vagas de ministro do STJ
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Dois cearenses entram nas listas para vagas de ministro do STJ

As listas serão enviadas ao presidente Lula, que vai escolher os novos membros

(Foto: reprodução)

23/08/2023 14:43

O desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), Teodoro Silva Santos, e o advogado Otávio Luiz Rodrigues Júnior estão nas duas listas com candidatos às três vagas de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Uma lista é composta por quatro desembargadores estaduais e a outra é formada por três nomes da advocacia. As listas serão enviadas ao presidente Lula, que vai escolher os novos membros da corte, que ainda terão de ser aprovados pelo Senado.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

Para compor a lista dos magistrados estaduais, foram eleitos pelo Pleno os desembargadores Teodoro Silva Santos (TJ-CE); Carlos Vieira Von Adamek (TJ-SP); José Afrânio Vilela (TJ-MG); e Elton Martinez Carvalho Leme (TJ-RJ). Na lista dos integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entraram Otávio Luiz Rodrigues Júnior; Luiz Cláudio Allemand; e Daniela Teixeira.

Participaram da escolha, por voto secreto, 30 ministros do STJ.

No primeiro escrutínio, foi eleito o desembargador Carlos Von Adamek, do Tribunal de Justiça de São Paulo, com 19 votos. No segundo, foram escolhidos os desembargadores José Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com 26 votos, e Elton Martinez Carvalho Leme, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, com 20 votos. No terceiro escrutínio, foi indicado o desembargador Teodoro Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará, com 17 votos.

Para a lista com integrantes da OAB, todos foram escolhidos em primeiro escrutínio, na seguinte ordem: Luiz Cláudio Allemand, 22 votos; Daniela Teixeira, 20 votos; e Otavio Luiz Rodrigues Jr., também com 20 votos.

As vagas foram abertas após as aposentadorias dos ministros Felix Fischer e Jorge Mussi e com o falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Três nomes serão escolhidos pelo presidente Lula, dentre os quatro desembargadores e três integrantes da advocacia, e serão encaminhados ao Senado, que submeterá os candidatos a uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Após a aprovação na comissão e no plenário, os indicados serão nomeados pelo chefe do Executivo e tomarão posse em sessão solene do STJ.

LINKS PATROCINADOS