Visitação ao Parna de Ubajara cresce 170% após reinauguração do bondinho
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Visitação ao Parna de Ubajara cresce 170% após reinauguração do bondinho

O número de visitantes saltou de 70 mil em 2021, para 190 mil em 2022

(Foto: divulgação)

26/08/2023 8:00

A reativação em 2022 do Bondinho de Ubajara, equipamento administrado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e requalificado pelo Governo do Ceará, fez com que a visitação ao Parque Nacional de Ubajara aumentasse 170%. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o número de visitantes saltou de 70 mil em 2021, para 190 mil em 2022.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

O Teleférico conta com capacidade para atender até oito pessoas por viagem, em um percurso que leva cerca de quatro minutos em cada trecho. A média de usuários transportados aos sábados, domingos e feriados é de 400 pessoas. Nos períodos de menor movimento, a circulação fica em torno de 150 pessoas por dia.

"A reativação foi de extrema importância para a visitação, pois trouxe uma nova atração para os visitantes e agregou valor ao local", avalia Gilson Luiz, chefe do Parna. Já a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, ressalta que o Estado tem buscado fomentar o turismo em todas as regiões e, como consequência, mais turistas estão conhecendo o melhor que o Ceará tem a oferecer.

"O bondinho no Parna de Ubajara é responsável por atrair um grande número de visitantes, que prestigiam uma experiência que engloba ecoturismo em uma área preservada, com enorme potencial e riquezas naturais. Temos buscado fomentar o turismo em todo o estado, por isso o Governo do Estado investiu na sua modernização para gerar mais emprego e renda por meio da atividade turística. E o resultado que temos é esse, mais turistas conhecendo o melhor que a região serrana do Ceará tem a oferecer", comemora.

A estrutura do equipamento é formada por duas cabines e realiza um percurso de ida e volta de 550 metros. Suspenso por cabos de aço, o Bondinho liga a estação do Monte e a do Vale, onde fica a entrada da mais famosa gruta de Ubajara.

De acordo com o ICMBio, o Parna de Ubajara recebeu melhorias para aprimorar a experiência dos visitantes. A autarquia responsável pela administração do Parna informa que foram realizadas melhorias nas infraestruturas, como a construção de novas trilhas e mirantes, a melhoria da sinalização e a ampliação das áreas de descanso.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

LINKS PATROCINADOS