Violência marca disputa eleitoral no interior do estado em 2024 - Cn7 - Sem medo da notícia
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Violência marca disputa eleitoral no interior do estado em 2024

Um vereador de Crateús foi a última vítima

01/10/2024 9:31

Os ataques registrados durante a campanha eleitoral no interior do Ceará estão tornando o pleito de 2024, marcado pela violência. As principais ocorrências envolvem candidatos aos cargos do Poder Executivo, mas no âmbito do Legislativo também há registros de violência física e psicológica. O episódio mais recente vem de Crateús, onde a vítima foi o vereador Tales Bonfim (PV).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Em vídeo publicado nas redes sociais, o vereador, que concorre à reeleição, alega ter sido ameaçado de morte. "Então, hoje eu passei por um episódio difícil, eu não tinha passado por isso na minha vida. Um rapaz foi lá em casa, esmorrou o portão lá de casa do meus pais e não satisfeito, foi até o escritório do meu pai, e chegou a falar com o meu pai, que o meu pai ia perder um filho nessa campanha. Ou seja, eu fiquei abismado, fiquei... Eu tô gripado, tô aqui adoentado, mas passei a tarde na delegacia. O rapaz foi conduzido pra lá, certo. Tô contando com a força e a delícia de muitos amigos. E quero dizer... Muita gente me procurou, querendo andar comigo, querendo fazer a minha proteção, mas eu quero dizer que minha proteção tá aqui, ó. É fé em Deus. É fé em Deus, isso aqui eu conto com ele no bolso direto, certo?" (referindo-se a um terço) "Isso aqui quem vai me proteger é Deus e os homens de bem de Crateús. Obrigado!", relatou.

Assista ao vídeo:

Canindé

Depois da prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, (Republicanos), denunciar um empresário por violência política, de gênero e etarismo, tendo, inclusive, a segurança reforçada por determinação do Governo do Estado, novos casos de violência na política foram registrados no interior do Ceará.

Itapajé

Em Itapajé, o candidato a vice, Edim Rocha (União Brasil), registrou denúncia de ameaças de agressão física por parte de um adversário político. Um termo circunstanciado de ocorrências foi registrado na delegacia do município, contra o autor das agressões.

São Benedito

Em São Benedito, na região da Ibiapaba, um jovem de 22 anos foi preso no último final de semana, por calúnia e ameaça de morte ao atual prefeito e candidato à reeleição pelo PT, Saul Maciel. As ofensas eram proferidas por meio de mensagens em grupos de WhatsApp. O material foi anexado as denúncias. O autor vai responder em liberdade.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Groaíras

Em Groaíras, também na região norte do Estado, a candidata a prefeita, Virgínia Aguiar (PDT), também registrou denuncia de violência política. Segundo a pedetista, o grupo político do atual prefeito, Adail Melo (PSB), estaria intimidando aliados e até a própria candidata, durante visitas aos eleitores. Segundo a assessoria de Virgínia, um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na delegacia de polícia, para denunciar as perseguições.

Graça

A prefeita de Graça, Iraldice Alcântara, também procurou uma delegacia de polícia, nesse final de semana, para denunciar supostas ameaças. Segundo a prefeita, que é candidata à reeleição, ela teria sido perseguida e coagida por homens armados, durante visita a eleitores na zona rural do município. Ocupantes de dois veículos teriam efetuado disparos para o alto na tentativa de intimidar a equipe de campanha.

Nossa reportagem solicitou nota à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sobre os episódios denunciados, mas até o fechamento da matéria não houve resposta.

LINKS PATROCINADOS