“Pacajus está falida. Senhor governador, salve o população de Pacajus”. O apelo foi feito pelo vereador daquele Município da Região Metropolitana de Fortaleza (a 49Km da Capital), Rodrigo Menezes Araripe, o Rodrigo do Auri (PSD,) em entrevista ao vivo, nesta terça-feira (11), ao programa “Ceará News”, da Rede Plus de Rádio FM.
Segundo o parlamentar, cerca de 10 por cento da população de Pacajus (são cerca de 90 mil habitantes) está doente, atingida por um surto de males causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Dengue, Zyka e Chikungunya já teriam causado, somente na semana passada, quatro óbitos. E para agravar esta situação, o Município não dispõe de hospitais ou postos médicos capazes de realizar o devido atendimento nem receber a grande demanda de pessoas infectadas.
Diante desta situação, o parlamentar encaminhou ao Ministério Público Estadual uma representação pedindo providências em relação à recusa de Horizonte em receber os pacientes de Pacajus.
Morrendo
A situação se gravou nas duas últimas semanas quando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da vizinha cidade de Horizonte deixou de receber os pacientes procedentes de Municípios vizinhos, como Pacajus e Chorozinho. Em relação à primeira cidade, supostamente, por falta de repasses financeiros previstos num consórcio na área de Saúde Pública entre os dois Municípios.
O vereador, no entanto, afirma que esta situação foi causada pela administração anterior e que o surto de doenças foi potencializado com o acúmulo de lixo nas ruas da cidade. “Tínhamos na cidade apenas um carro-fumacê. Agora, o governador mandou para lá mais quatro ou cinco, mas é ainda muito pouco diante da necessidade. A população de Pacajus está morrendo”, advertiu.
Ouça na íntegra a entrevista do vereador ao “Ceará News”