Vereador apresenta na Câmara projetos de prevenção ao suicídio e depressão nas escolas
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Vereador apresenta na Câmara projetos de prevenção ao suicídio e depressão nas escolas

O vereador Julierme Sena quer a presença de psicólogo nas escolas do Município

Os projetos de Julierme estão agora na Comissão de Constituição e Justiça

05/09/2019 11:44

No mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, dois projetos de lei sobre o assunto passam a tramitar na Câmara Municipal de Fortaleza. Ambos são de autoria do vereador Julierme Sena (PROS) e um deles regulamenta a implantação de ações visando a prevenção de depressão e o suicídio entre os adolescentes nas escolas municipais de Fortaleza.

Conforme a proposta, as escolas deverão promover encontros com as famílias e capacitar seus professores para lidar com situações que indiquem quadro depressivo. “Esse projeto visa combater um problema que tem se tornado cada vez mais evidente em nossa sociedade: a depressão e o suicídio entre jovens e adolescentes", justifica o vereador.

O segundo Projeto de Lei, de número  75/2019, visa assegurar atendimento psicológico e  psicopedagógico  para estudantes e profissionais de educação. Escolas públicas ou privadas   deverão ofertar atendimento especializado, individual ou coletivo, para os estudantes e profissionais da educação básica. Com pelo menos um psicólogo ou psicopedagogo para cada 500 alunos/turno.

Os dois  projetos de lei estão na Comissão de Constituição, Justiça, na Câmara Municipal de Fortaleza, aguardando a designação de relator. Caso recebam parecer favorável, seguirão para votação em Plenário.

Profissionais da Segurança

No primeiro semestre deste ano, o vereador também apresentou projeto para a criação de um núcleo especial de atendimento psicológico, psiquiátrico e de assistência social para guardas municipais e agentes de trânsito de Fortaleza .O projeto começou a tramitar em março, após a notícia de que um policial militar matou a esposa e em seguida, cometeu suicídio.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro.

LINKS PATROCINADOS