Veja empresas e políticos cearenses investigados na Lava Jato do Ceará

Notas fiscais "frias" simularam a prestação de serviços publicitários nas campanhas

PF fez buscas em uma produtora vizinho ao Palácio da Abolição em Fortaleza.

PF fez buscas em uma produtora vizinho ao Palácio da Abolição em Fortaleza.

16/10/2020 11:21

Nove políticos cearenses  são investigados em mais uma etapa da Operação Lava Jato através da ação desencadeada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (16) em Fortaleza.

Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em vários endereços na Capital cearense, assim com em Salvador e São Paulo. O desvio de R$ 25 milhões de verbas públicas era disfarçado em pagamentos para várias empresas de propaganda, marketing, comunicação e gráficas, para o financiamento fraudulento de campanhas eleitorais.

A PF não confirma ter feito diligências no apartamento do ex-governador Cid Gomes (PDT), na Aldeota, e nem na residência do secretário de Turismo, Arialdo Pinho, ou na moradia do ex- deputado federal Antonio Balhman, citados nas investigações da Lava Jato , através de delação premiada do dono, Wesley Batista, e de executivos do Grupo J & F, proprietário da JBS

As empresas, segundo a PF, teriam fornecido aos partidos e políticos investigados, notas fiscais frias para simular a prestação de serviços publicitários nas campanhas eleitorais dos anos de 2010 e 2014.

PF em Fortaleza / Imagem: Divulgação Polícia Federal

Verbas públicas

Entre as empresas investigadas estão também as dos ramos de logística, pesquisas, computação gráfica, editoração e até produção artística.

Conforme comunicado à Imprensa nesta sexta-feira, a PF revela que as verbas desviadas para pagamento de despesas de campanha seriam oriundas do Programa de Incentivos às Atividades Portuárias e Industriais do Ceará (Proapi).

Ainda de acordo com a PF, ”os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa”.

Veja a seguir, nomes de pessoas e empresas citadas nas investigações da Lava Jato:

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS